Ação SocialMunicípiosSaúde

Barreiras: No Maio Vermelho, Centro de Especialidades Odontológicas orienta pacientes sobre a prevenção do câncer bucal

A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, nesta manhã da última segunda-feira (22).

Conscientizar a população e os profissionais da área da saúde bucal sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da boca. Esse é o objetivo da campanha Maio Vermelho, criada para alertar pacientes sobre os riscos da patologia. Com esse intuito, a Secretaria de Saúde de Barreiras através da Coordenação Municipal de Saúde Bucal preparou uma programação especial para chamar a atenção para a importância dos cuidados e assim, intensificar a avaliação de alterações que possam estar relacionadas ao câncer de boca, doença crônica não transmissível que possui como principal fator de risco o tabagismo.

A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, nesta manhã da última segunda-feira (22), com a Sala de Espera Maio Vermelho, momento em que os pacientes aguardavam o atendimento. A coordenadora da saúde bucal, Erika Almeida, o diretor técnico do CEO Dr. Ronaldo Inácio e a equipe técnica também acompanharam a roda de conversa conduzida pelo odontólogo e cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Alexandre Martins, que explicou sobre os sintomas, causas e os principais autocuidados, para evitar a doença.

Segundo o especialista, entre os cuidados estão não fumar, reduzir o uso de bebidas alcoólicas e usar proteção quando houver exposição solar. As pessoas devem ficar atentas a feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, o que pode caracterizar estágio inicial da doença. Nesses casos, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, de segunda a sexta-feira, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o encaminhamento para o CEO, caso haja o diagnóstico das lesões.

No entanto, o diagnóstico tardio pode levar a sequelas mutiladoras, comprometendo a qualidade de vida. “Aliar autocuidado, bons hábitos e manter acompanhamento regular com o dentista é fundamental para reduzir doenças bucais, principalmente o câncer, que muitos pacientes não sabem que pode ocorrer na boca”, destacou o bucomaxilo, Dr. Alexandre.

A coordenadora de saúde bucal, Érika de Almeida acompanhou a roda de conversa, orientando os pacientes que ainda receberam folder educativo. “É imprescindível estar atento a qualquer sinal de alerta e procurar uma Unidade de Saúde para avaliação. Atualmente temos 44 unidades de saúde com atendimento odontológico e o Centro de Especialidades Odontológicas, que estão à disposição para atender a população. O câncer bucal é mais comum do que imaginamos e precisa ser tratado logo”, finalizou a coordenadora.

Câncer bucal – Os principais sinais e sintomas que devem ser observados são: Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo; Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; Nódulos (caroços) no pescoço e Rouquidão persistente.

Fonte / Foto: Dircom/PMB

Related posts

Vitória da Conquista: Prefeitura contrata mais 28 médicos para garantir 100% de atendimento na atenção básica do município

Fulvio Bahia

Guarda Civil abre inscrições para curso de defesa pessoal para mulheres

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Diminuição de casos de dengue e zero de mortes pela doença, são destaques em Congresso Nacional de Secretarias de Saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais