O Consultório Farmacêutico funcionará como um espaço de orientações pertinentes ao uso de medicamentos, reconciliação medicamentosa, além da realização do acompanhamento farmacoterapêutico
Com foco no cuidado permanente com a população, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou na última quarta-feira (12), o Consultório Farmacêutico e o Projeto Descarte Consciente, instalados na Farmácia Cidadã I, localizada em Barreirinhas. Esses dois serviços de atendimento e de orientação à população fazem parte do Projeto ofertado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, que visa ampliar o cuidado farmacêutico na Atenção Primária.
Participaram desse primeiro dia de atendimento, a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; a coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico, Érica Lacerda; o farmacêutico da Assistência Farmacêutica, Clécio Ribeiro; a farmacêutica Mirnna Calmon, Responsável Técnica da Farmácia Cidadã I; as farmacêuticas Samara Belizario e Laianny Marinho, demais equipe de atuação.
Seguindo os parâmetros do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, o Consultório Farmacêutico funcionará como um espaço de orientações pertinentes ao uso de medicamentos, reconciliação medicamentosa, além da realização do acompanhamento farmacoterapêutico. “Hoje é um dia para se comemorar e que entra para a história da assistência farmacêutica do município, agora, nós vamos ao encontro dos pacientes no intuito de otimizar e melhorar a adesão farmacoterapêutica”, esclarece a coordenadora Érica Lacerda.
A farmacêutica Mirnna Calmon explicou como será a prioridade de atendimento. “Começamos hoje um ciclo de atendimento e nesse primeiro momento iremos atender, de maneira contínua, os 40 pacientes idosos polimedicados, que são aqueles que fazem uso de mais de cinco medicamentos, e todos os dias teremos mais cinco consultas para novos pacientes. De forma didática e lúdica, iremos orientar os pacientes a maneira correta sobre o uso de medicamentos”.
O Projeto Descarte Consciente irá orientar a população sobre o descarte apropriado de medicamentos vencidos, violados ou com propriedades alteradas, evitando o impacto ambiental. A Farmácia Cidadã I funcionará como unidade coletora. Conforme a secretária municipal de saúde, o município deu um grande passo no cuidado com a população, garantindo acolhimento a todos.
“Tanto o Consultório Farmacêutico como o Projeto Descarte Consciente são estratégias que garantem o acolhimento adequado, garantindo a orientação no uso de medicamentos, bem como, seu descarte correto. Esse também será um momento em que o farmacêutico poderá avaliar a adesão dos pacientes à terapia medicamentosa, principalmente, aqueles que necessitem dessa atenção especial”, pontuou Jamile Rodrigues.
A Farmácia Cidadã I fica anexa à Central de Abastecimento Farmacêutico, localizada na Avenida Aylon Macedo, nº 1.274 em Barreirinhas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A Secretaria de Saúde relembra que a distribuição de medicamentos a população é feita na Farmácia Cidadã II localizada na Praça 24h no Centro Histórico, e em todas as Unidades de Saúde da Atenção Primária do município.
Fonte / Foto: Dircom/PMB