CapacitaçãoMeio AmbienteMunicípios

Barreiras: Roda de Conversa sobre “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos” com acadêmicos marca discussão sobre temática da Semana do Meio Ambiente no município

Uma tarde de informações e debates que estimulam a educação ambiental marcou o início da Semana do Meio Ambiente em Barreiras. Nesta tarde da última segunda-feira (5), no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB, os acadêmicos e professores receberam a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para uma Roda de Conversa sobre o tema “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos”, fazendo parte da programação que se estende por toda semana na zona urbana e rural. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a UFOB, UNEB e Consid.

Na abertura, a professora de Engenharia Sanitária Ambiental, Suzy Freitas, destacou a importância da presença dos acadêmicos e a necessidade de envolvimento direto nos projetos ligados à educação ambiental, que serão implantados em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Acompanharam o encontro, a subsecretária de Meio Ambiente, Marisa Costa, o coordenador de educação ambiental Ronaldo Ursulino, a superintendente administrativa do Campus, Adriana Migliorini Kieckhofer, professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Sanitária Ambiental, Biologia e Geologia.

Para a subsecretária Marisa Costa, a roda de conversa é uma oportunidade de compartilhar as ações da Secretaria, e ainda detalhar a implantação e adequação da área do antigo lixão de Barreiras. “Desde março de 2023 iniciamos as obras de recuperação e adequação do antigo aterro controlado, que por mais de 30 anos recebeu resíduos de origem domiciliar, comercial gerados em Barreiras e que não possuíam coleta seletiva. Tínhamos uma estimativa que mais de 100 toneladas de resíduos em média eram enviadas para o aterro sanitário todos os dias, sem um conjunto adequado de diretrizes. E hoje, a Secretaria já realiza atividades que buscam reduzir a mobilidade, toxicidade e volume dos contaminantes e estabilização do solo, com a recuperação de toda a área degradada”, disse a subsecretária.

O coordenador de educação ambiental, Ronaldo Ursulino foi o mediador da roda de conversa, apresentando dados sobre o descarte incorreto de lixo nos bairros, queimadas e projetos que serão implantados para minimizar os impactos ambientais.

“Esse envolvimento do Poder Público e Universidades é muito importante nesse processo de educação ambiental. Estamos com inúmeras ações na zona urbana e rural, e até dezembro vamos implantar o projeto Feira Livre com a coleta de lixo orgânico e seco, além do funcionamento do galpão de coleta seletiva no aterro, educação ambiental nas escolas e principalmente levando para a população a conscientização que precisamos fazer juntos o papel de manter a cidade limpa. Outro assunto em pauta será o Dia D, com foco na coleta seletiva de resíduos tecnológicos, ou seja, ações que promovam preservação ambiental e de vidas”, destacou Ronaldo.

Os acadêmicos participaram tirando dúvidas e compartilhando experiências de projetos de coleta seletiva em cidades brasileiras, com sugestões de participação dos cursos para ampliar as atividades educativas.

Fonte / Foto: DIRCOM/PMB

Related posts

Atuação da UPB representou economia de R$17 milhões em projetos de engenharia e arquitetura para municípios baianos

Fulvio Bahia

SSP e Sema debatem novas ações para o programa Bahia Sem Fogo

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Mais de 57 mil idosos utilizam a rede municipal de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais