O ciclo de formação segue até o dia 28 de julho.
A qualificação educacional e a formação continuada são pilares da educação de Barreiras. Com essa proposta de aprimorar estratégias para elevar as estatísticas de qualidade na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação, por meio da Diretoria Pedagógica, está promovendo um ciclo de formações continuadas com professores regentes, coordenadores pedagógicos, professores de matemática e língua portuguesa do Ensino Fundamental I e II, visando contribuir para que os estudantes tenham melhor desempenho nas avaliações internas e externas, com foco na Aprova Brasil 2023.
Os encontros estão acontecendo no Auditório da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro de Macêdo, e desde a semana passada, os educadores recebem orientações e estratégias para trabalhar dentro da sala de aula das competências leitoras e matemáticas, acompanhada pela equipe da Soluções Modernas ministrada pelos especialistas Amanda Reis, Fernanda Ventapane e Rogério Fonseca. Assuntos como “O SAEB, Impactando a sala de aula e os próximos resultados” e “A importância do gerenciamento de dados para a sua rede a partir dos descritores recorrentes”, são compartilhados com coordenadores pedagógicos, professores de matemática e língua portuguesa do 2º ao 9º ano.
Nesta manhã da última quarta-feira (19), os professores de matemática do 2º ao 5º ano participaram da formação, tirando dúvidas e discutindo a melhor abordagem de ensino. O especialista em matemática, professor Rogério Fonseca, conduziu a palestra reforçando a importância de despertar no estudante o estímulo às análises diárias. “O professor conduz a criança, adolescente ou jovem a fazer um link entre a matemática didática e a vida cotidiana, isso facilita e faz com que ele passe a enxergar a disciplina de forma estratégica. Estamos trabalhando nessa formação, detalhadamente cada abordagem das avaliações, isso facilitará o ensino dentro da sala de aula”, disse Rogério.
O secretário de Educação, Jeferson Barbosa, explica que o projeto Aprova Brasil foi lançado na Jornada Pedagógica 2023 e tem como meta inserir ações integradas para desenvolver habilidades dos estudantes, professores e coordenadores pedagógicos. “ O Aprova Brasil é um projeto que traz em seu bojo o objetivo de apoiar os professores em sua prática pedagógica e promover junto aos estudantes a ampliação de suas habilidades. Com essa formação direcionada às disciplinas de língua portuguesa e matemática, articulamos o desempenho dos melhores resultados para as avaliações regulares, que envolvem as avaliações internas e externas que serão aplicadas em toda rede de ensino, a exemplo da SAEMB, SABE e SAEB”, pontuou o secretário.
O ciclo de formação segue até o dia 28 de julho, enfocando nesta próxima etapa que inicia nesta quinta-feira (20), os coordenadores pedagógicos de língua portuguesa na abordagem de “Estratégias para o Ensino de Língua Portuguesa e Redação em rede”.
Fonte / Foto: SECOM Barreiras