BrasilEsporte

Basquete: Brasil termina a Copa do Mundo 3×3 masculina no Top 4, melhor campanha da história

O Mundial dava aos três primeiros colocados a classificação direto para o Pré-Olímpico de Paris 2024

O Brasil encerrou no último domingo (04), sua histórica campanha na Copa do Mundo de Basquete 3×3, em Viena, na Áustria. A Seleção Brasileira masculina encerrou o torneio com a sua melhor colocação na história, saindo de um top 16 para top 4 do mundo em um ano. Brigando de igual para igual com todos, perdeu apenas dos três países que subiram ao pódio: Sérvia (melhor time da atualidade), Estados Unidos (o país do basquete) e Letônia (atual campeã olímpica). 

– Tínhamos todas as ações planejadas para essa competição, assim como para as próximas do ano, e conseguimos executar com sucesso, atingindo o resultado esperado. Estou muito orgulhoso da equipe e da comissão técnica por acreditar e trabalhar incansavelmente pela vaga nas Olimpíadas do ano que vem – disse o treinador Luca Carvalho.

No domingo, na semifinais, o Brasil chegou a liderar diante dos Estados Unidos, mas as bolas de dois pontos castigaram e os americanos ficaram com a vitória por 21 a 18. Depois do revés, o Brasil enfrentou a Letônia, atual campeã olímpica em Tóquio 2020, pelo bronze. Em um duelo dominado pelos rivais, até pelo cansado físico brasileiro, vitória dos letões por 22 a 12. 

O Mundial dava aos três primeiros colocados a classificação direto para o Pré-Olímpico de Paris 2024. Fora do pódio, o Brasil pode buscar o seu lugar no torneio através da Copa América, no fim do ano, onde foi para o pódio nas duas últimas edições. Ou também via torneio mundial classificatório para o Pré-Olímpico em 2024.

– Uma sensação boa de ter feito uma campanha que a gente nunca tinha feito, mas pelo último dia, a sensação que poderíamos ter ido mais longe. Evoluir com os erros e seguir para os próximos. Vamos aprender, feliz por mostrar  para os brasileiros que temos talento e o que podemos fazer. Trabalhar e vir cada vez mais fortes – disse Léo Branquinho. 

Na primeira fase, o Brasil venceu França, Madagascar e Alemanha. Perdendo da Sérvia e avançando com o segundo lugar do grupo. Depois, derrotou o Japão nas oitavas e a Polônia nas quartas de final, em uma bola no estouro do cronômetro. Foram cinco triunfos em uma única edição de Copa do Mundo. 

– Estamos muito felizes pelo resultado. Mas é óbvio que podíamos e queríamos mais. O nível é muito alto é colocamos o Brasil entre os 4 melhores do mundo. Vamos seguir evoluindo – disse Jefferson Socas.

O Campeonato também teve a participação da Seleção Feminina, que em 2022 vinha da sua melhor participação, figurando entre as oito melhores equipes do mundo. Em 2023, sem sorte no sorteio, a equipe caiu no grupo de França (que era atual campeã), Holanda (vice-campeã europeia), Áustria (donas da casa) e Espanha (potência na modalidade). Ainda vencemos a Holanda, mas caímos na primeira fase. O time feminino também vem de dois pódios na Copa América e em 2023 vai em busca de mais para ir ao Pré-Olímpico. 

Seleção masculina

Jefferson Socas – Praia Clube/Gabarito-MG
Ruan Miranda – Cerrado Basquete-DF
Leo Branquinho – Praia Clube/Gabarito-MG
Jonatas Mello – Praia Clube/Gabarito-MG

Comissão técnica

Chefe de equipe: Francisco das Chagas Oliveira
Preparador físico: Thiago De Sordi
Assistente técnico masculino: Felipe Alexandre Porto
Chefe Departamento Fisioterapia: Thiago Rodolpho Ramalho
Fisioterapeuta: Wagner Felipe Campos

Fonte: ASCOM CBB

Related posts

Festival Mar e Elas movimenta praia da Preguiça no sábado (4)

Fulvio Bahia

Edital do Mais Médicos abre 6,2 mil vagas em mais de 2 mil municípios

Fulvio Bahia

Automobilismo: FSA e Associação Sergipana de Kart fecham parceria com TV Atalaia para transmissão ao vivo do campeonato estadual de kart

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais