O Mundial dava aos três primeiros colocados a classificação direto para o Pré-Olímpico de Paris 2024
O Brasil encerrou no último domingo (04), sua histórica campanha na Copa do Mundo de Basquete 3×3, em Viena, na Áustria. A Seleção Brasileira masculina encerrou o torneio com a sua melhor colocação na história, saindo de um top 16 para top 4 do mundo em um ano. Brigando de igual para igual com todos, perdeu apenas dos três países que subiram ao pódio: Sérvia (melhor time da atualidade), Estados Unidos (o país do basquete) e Letônia (atual campeã olímpica).
– Tínhamos todas as ações planejadas para essa competição, assim como para as próximas do ano, e conseguimos executar com sucesso, atingindo o resultado esperado. Estou muito orgulhoso da equipe e da comissão técnica por acreditar e trabalhar incansavelmente pela vaga nas Olimpíadas do ano que vem – disse o treinador Luca Carvalho.
No domingo, na semifinais, o Brasil chegou a liderar diante dos Estados Unidos, mas as bolas de dois pontos castigaram e os americanos ficaram com a vitória por 21 a 18. Depois do revés, o Brasil enfrentou a Letônia, atual campeã olímpica em Tóquio 2020, pelo bronze. Em um duelo dominado pelos rivais, até pelo cansado físico brasileiro, vitória dos letões por 22 a 12.
O Mundial dava aos três primeiros colocados a classificação direto para o Pré-Olímpico de Paris 2024. Fora do pódio, o Brasil pode buscar o seu lugar no torneio através da Copa América, no fim do ano, onde foi para o pódio nas duas últimas edições. Ou também via torneio mundial classificatório para o Pré-Olímpico em 2024.
– Uma sensação boa de ter feito uma campanha que a gente nunca tinha feito, mas pelo último dia, a sensação que poderíamos ter ido mais longe. Evoluir com os erros e seguir para os próximos. Vamos aprender, feliz por mostrar para os brasileiros que temos talento e o que podemos fazer. Trabalhar e vir cada vez mais fortes – disse Léo Branquinho.
Na primeira fase, o Brasil venceu França, Madagascar e Alemanha. Perdendo da Sérvia e avançando com o segundo lugar do grupo. Depois, derrotou o Japão nas oitavas e a Polônia nas quartas de final, em uma bola no estouro do cronômetro. Foram cinco triunfos em uma única edição de Copa do Mundo.
– Estamos muito felizes pelo resultado. Mas é óbvio que podíamos e queríamos mais. O nível é muito alto é colocamos o Brasil entre os 4 melhores do mundo. Vamos seguir evoluindo – disse Jefferson Socas.
O Campeonato também teve a participação da Seleção Feminina, que em 2022 vinha da sua melhor participação, figurando entre as oito melhores equipes do mundo. Em 2023, sem sorte no sorteio, a equipe caiu no grupo de França (que era atual campeã), Holanda (vice-campeã europeia), Áustria (donas da casa) e Espanha (potência na modalidade). Ainda vencemos a Holanda, mas caímos na primeira fase. O time feminino também vem de dois pódios na Copa América e em 2023 vai em busca de mais para ir ao Pré-Olímpico.
Seleção masculina
Jefferson Socas – Praia Clube/Gabarito-MG
Ruan Miranda – Cerrado Basquete-DF
Leo Branquinho – Praia Clube/Gabarito-MG
Jonatas Mello – Praia Clube/Gabarito-MG
Comissão técnica
Chefe de equipe: Francisco das Chagas Oliveira
Preparador físico: Thiago De Sordi
Assistente técnico masculino: Felipe Alexandre Porto
Chefe Departamento Fisioterapia: Thiago Rodolpho Ramalho
Fisioterapeuta: Wagner Felipe Campos
Fonte: ASCOM CBB