CulturaExposição

Beleza, cores e representatividade: exposição artística “Plantações de Autoestima” estreia no Dia da Consciência Negra

Abrindo a programação do Curto Circuito das Artes, no dia 20 de novembro, a exposição dos artistas visuais baianos Sagaz e Pipino traz como mote inspiração em cores, agricultura familiar e representatividade. Estará aberta até 10 de janeiro e oferecerá oficinas de Graffiti e outras técnicas artísticas

No Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a segunda edição do Curto Circuito das Artes estreia para o grande público com a exposição artística “Plantações de Autoestima”, idealizada pelos graffiteiros, artistas plásticos e visuais Sagaz e Pipino. No dia da abertura, haverá vernissage com discotecagem do DJ Bandido e intervenção artística dos bailarinos Ícaro Ramos e Ruan Willis. Na mostra, os artistas convidam o público para embarcar no universo de suas produções que trazem simbologias multicoloridas com diversas nuances de representatividade. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar de atividades que acontecem em alguns dias enquanto durar a exposição. Com entrada gratuita, a abertura do evento será às 17 horas, na Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos.

O Curto Circuito das Artes, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, chega aos espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com uma programação vibrante e diversificada. Com o objetivo de dinamizar a cena cultural da cidade, o evento traz espetáculos, exposições e residências artísticas que promovem inclusão, diversidade e acesso à cultura. A iniciativa promete envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica e transformadora.

Na exposição, os artistas, juntos, trazem em cada obra uma mistura de inspirações a partir das ruas e da conexão Salvador-Amélia Rodrigues, com suas narrativas pessoais e profissionais unidas através de seus trabalhos anteriores com o Graffiti, expressão artística que é um dos elementos da cultura Hip Hop. Essa união de potencialidades artísticas culminou nas “Plantações de Autoestima”. Pipino, natural do município de Amélia Rodrigues, traz elementos do campo, a beleza natural das cores e das frutas, baseados na valorização do plantio e da agricultura familiar. Já o soteropolitano Sagaz transformou em arte sentimentos relacionados à sua beleza enquanto homem negro, à valorização e empoderamento da mulher negra, aos atravessamentos enfrentados no período da pandemia e às questões de saúde mental.

Para além da representatividade, a arte é usada para expressar as mais variadas emoções. Sagaz revela que “Os sentimentos que tocam o nosso ‘interior’, muitas vezes são negados ou distantes de entendimentos, em que conectamos amores, dores e cuidado. O mergulho profundo no que nos transborda, e nunca foi vivenciado de forma leve, nos faz pensar em como pode ser construído esse autoamor”, completa o artista. Já Pipino afirma que “Este projeto é uma oportunidade única para transmitir uma mensagem profunda e significativa através das artes visuais. É a junção de dois artistas, um da capital e outro do interior da Bahia, com suas múltiplas vivências da arte e do seu respectivo cotidiano”, afirma o grafiteiro.

Os artistas convidam o público para explorar a riqueza de suas produções, que refletem suas experiências pessoais e profissionais, conectando suas histórias e seus sentimentos. A exposição vai além de uma simples exibição de obras; é uma verdadeira celebração da cultura e da identidade negra, promovendo uma reflexão sobre autoestima, inclusão e a importância de valorizar as raízes e a ancestralidade.

Com classificação indicativa livre para todos os públicos, a exposição contará com interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição. A Exposição Artística “Plantações de Autoestima” terá início em 12, 13 e 14 de novembro com visitação guiada para escolas e instituições. A abertura para o público geral será a partir do dia 20 de
novembro, com término previsto para o dia 10 de janeiro. O público poderá acompanhar oficinas de Graffiti e de técnicas artísticas, além de rodas de conversa com os artistas idealizadores. Para saber as datas e horários de cada atividade na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos, basta acompanhar o perfil do Instagram @producoesnuances.

Serviço

  • O quê: Estreia da Exposição Artística Plantações de Autoestima
  • Quando: Quarta-feira, 20 de novembro/2024
  • Horário: 17h
  • Onde: Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos
  • Quanto: Gratuito
  • Dias de visitação: Quarta a Sábado, 14h às 18h
  • Classificação: Livre para todos os públicos
  • Instagram: @producoesdenuances

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Carol Garcia

Related posts

Justiça proíbe banda La Fúria de apresentar músicas que incentivem a violência nos festejos de Santaluz 

Fulvio Bahia

Infância sem Racismo lança coletânea para colorir com a biomédica baiana Jaqueline Goes e o ativista indígena Ailton Krenac

Fulvio Bahia

Rodrigo Teaser desembarca em Salvador com Tributo ao Rei do Pop

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais