Projeto Leitura nos Trilhos acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 15h.
Nesta sexta-feira, 28, o Projeto Leitura nos Trilhos desembarca na Estação Rodoviária de Metrô, das 15h às 18h. Gratuita, a atividade cultural vai promover apresentações musicais e de poesia, além de um bate-papo sobre o 2 de Julho. A iniciativa é organizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através da Fundação Pedro Calmon (FPC) e da CCR Metrô Bahia.
“A programação irá proporcionar apresentações culturais voltadas para temática do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, dando continuidade às ações que a FPC vem tratando em prol desse tema”, destaca Tamires Conceição, diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/FPC).
A programação será aberta com uma apresentação musical, com poesias e rimas improvisadas, pelos artistas MC Lelo, MC Tigas, MC Nasth e MC Azêh. Na sequência, o Poeta Revolução fará uma intervenção poética para os clientes do metrô baiano. A programação segue com um bate-papo sobre a participação popular e os sentidos do 2 de Julho, ministrado pelos professores e historiadores Raquel Macedo, Professor Bira, Elza Elisa Pereira e Rafael Dantas.
“Ao realizarmos o projeto numa estação de metrô, por onde passam milhares de pessoas por dia, ampliamos também o acesso gratuito a estas atividades, além de fomentar iniciativas culturais e de promover uma experiência ainda mais completa para o nosso cliente”, destaca Anaclea Vasconcelos, Coordenadora de Ouvidoria da CCR Metrô Bahia.
Serviço
O quê: projeto Leitura nos Trilhos
Quando: 28 de julho (sexta-feira), das 15h às 17h30
Onde: Estação Rodoviária de Metrô
Sobre a Fundação Pedro Calmon
Unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Atua no reconhecimento, tratamento técnico, preservação, divulgação e acesso aos acervos documentais de natureza pública, provenientes do Poder Executivo da Bahia, e privada, de interesse público e social, em qualquer suporte ou formato. A Fundação também trabalha na difusão do livro e no incentivo à leitura, na manutenção das Bibliotecas Públicas do Estado e na aquisição de acervos privados de interesse público. Soma-se, ainda, a assistência técnica às bibliotecas e aos arquivos públicos municipais, em prol do fortalecimento das respectivas políticas públicas de bibliotecas e de arquivos. A FPC atua através da Diretoria de Bibliotecas Públicas, da Diretoria do Livro e da Leitura, do Arquivo Público do Estado da Bahia e do Centro de Memória da Bahia.
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação/CCR Metrô Bahia