BrasilEconomiaEnergiaMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Biogás: cotado para liderar setor, Brasil usa menos de 2% do potencial da energia renovável, aponta estudo

Com potencial para produzir mais de 84 bilhões de Nm³ (um normal metro cúbico equivale a mil litros do gás em condições padrões) de biogás por ano, o Brasil pode despontar como liderança mundial na produção de energia renovável e sustentável. A expectativa para o futuro do setor é otimista, mas dados recentes mostram também que hoje a produção anual é de cerca de 1,3 bilhão de Nm³, o equivalente a apenas 1,5% do potencial nacional. Embora promissor, o setor é subaproveitado no Brasil, como aponta estudo publicado nesta sexta (28), na “Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente”.

A pesquisa, liderada pela Universidade de São Paulo (USP), descreve as características do setor de biogás e biometano no país a partir da análise de dados coletados em órgãos oficiais, como o Ministério de Minas e Energia, instituições públicas e privadas, além da literatura científica.

Os dados mostram que o setor vem ganhando espaço no Brasil. Entre 2011 e 2020, o país registrou crescimento de quase 800% da produção de biogás. Mas, o trabalho destaca a necessidade de avanços urgentes para que o setor deslanche, como legislações e investimento em tecnologias que favoreçam a produção e o ambiente de negócios.

O pesquisador da USP e autor do estudo Geraldo Lavigne de Lemos ressalta que o Brasil tem uma matriz elétrica essencialmente renovável e uma matriz energética com predominância de fontes fósseis, mas com a participação de renováveis superior à média global. Nos dois casos, o país está à frente da maioria dos países. Ainda assim, “é preciso estruturar uma nova cadeia de fornecimento de energia que seja capaz de atender a toda a demanda da sociedade”, explica o pesquisador. “Isso envolve a adoção de diversas fontes energéticas não fósseis, assim como investimentos no setor, desenvolvimento de tecnologia em casos específicos e a redução do custo de produção”.

O biogás e o biometano são combustíveis alternativos ao gás natural e àqueles derivados do petróleo. São obtidos a partir da biomassa, que inclui todo resíduo orgânico de florestas e de atividades agropecuárias e industriais. Estes biocombustíveis renováveis são considerados fundamentais no processo de descarbonização para a transição energética e na redução da emissão de gases de efeito estufa, principais responsáveis pelo aquecimento global do planeta. Além disso, servem para o fornecimento de calor e eletricidade e podem ser matéria-prima para a produção de gás de síntese e de hidrogênio.

Lemos destaca que é preciso olhar para a produção da matéria-prima do biogás e do biometano. “O Brasil tem muita matéria-prima para a produção de biogás e biometano. Sem o adequado aproveitamento, essa matéria-prima se perde (a exemplo dos resíduos agrícolas), gera apenas custos (a exemplo do tratamento de efluentes) e deixa de servir como uma fonte de energia limpa.’’

A pesquisa aponta ainda para um mercado em potencial, que além de estar em consonância com as demandas ambientais, pode desenvolver a economia e alavancar o Brasil entre as potências energéticas de fontes renováveis.

Fonte: Agência Bori
Foto: Marcos La Falce / Embrapa Gado de Leite

Related posts

Complexo Eólico no Território do Sisal será operado 100% por mulheres; investimento é de R$ 1,5 bilhão

Fulvio Bahia

Fumpres realiza prova de vida automática para aposentados e pensionistas em 2024

Fulvio Bahia

Ponto da Moda abre inscrições para curso gratuito de costura industrial

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais