BahiaEconomiaFiscalização

Black Friday 2024: Procon-Ba e Decon deflagram operação em vários pontos comerciais

Ação vai se intensificar até a última sexta-feira do mês (29), para fiscalizar o comércio e prevenir abusos nas relações de consumo

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) e a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) vão intensificar, até sexta-feira (29), a operação Black Friday 2024. A ação, que visa prevenir e reprimir abusos e crimes nas relações de consumo, está acontecendo em vários pontos comerciais e tem o objetivo de inspecionar práticas que possam causar prejuízos à/aos consumidoras/es, principalmente, com relação às publicidades enganosas e abusivas.

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), vai fiscalizar, junto com a Decon, lojas localizadas nos grandes centros comerciais e no comércio de rua, para garantir os direitos das/os consumidoras/es. Os fornecedores que forem flagrados cometendo infrações, responderão a procedimentos administrativos e criminais, de acordo com a infração constatada.

A Black Friday, tradicional dia de liquidações, que anualmente atrai uma multidão para as compras, já integra o calendário das cidades brasileiras e de outros países. Realizada na última sexta do mês de novembro, a ação promocional é aguardada com grande expectativa por consumidoras/es de diferentes níveis e lugares. O evento é compreendido como uma boa oportunidade de adquirir produtos por preços mais em conta, com descontos significativos e ofertas variadas, tanto em lojas físicas quanto virtuais.

Black Friday 

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, no final do século XX, e é realizada no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. A data se tornou popular entre os norte-americanos e foi adotada por outros países, como o Brasil, para marcar o início da temporada de compras de Natal. Trata-se de uma data de liquidações e promoções em que lojas e varejistas oferecem grandes descontos em uma ampla variedade de produtos. Para aproveitar os benefícios do evento, é importante ter um planejamento financeiro sobre o que deseja comprar, quanto custa, e avaliar se pode pagar sem se endividar.

Fonte / Foto: Ascom/SJDH

Related posts

Salvador se destaca pelo elevado investimento na área social e boa saúde fiscal no terceiro quadrimestre de 2022

Fulvio Bahia

Casa onde Marighella viveu em Salvador será transformada em instituto

Fulvio Bahia

Em debate sobre reforma tributária, Bruno Reis defende autonomia dos municípios: “Não pode haver perda de arrecadação”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais