A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou no último sábado (11), um mutirão em mais de 60 unidades para atender os beneficiários que precisam fazer a atualização do cadastro neste segundo semestre de 2023. A ação visa ampliar o acesso da população assistida pelo Programa Bolsa Família ao acompanhamento das condicionalidades da saúde.
Em Salvador, 311.267 pessoas devem realizar o acompanhamento das condicionalidades da saúde na vigência do segundo semestre (julho a dezembro de 2023). Até o momento, 110.941 beneficiários – ou seja, 35,64% do total – compareceram para realizar o procedimento.
“Esta é mais uma das nossas estratégias para alcançar a população beneficiária do Bolsa Família, quando as equipes estarão de prontidão, atendendo, acolhendo e garantindo que essas pessoas continuem tendo acesso a esta política pública tão importante”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.
As famílias que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família precisam fazer o acompanhamento de saúde obrigatório até o dia 29 de dezembro de 2023. Para evitar o bloqueio do benefício, é necessário que crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes compareçam aos postos de saúde mais próximo da sua residência, das 8h às 16h.
Para essa avaliação e registro dos dados é necessário levar os seguintes documentos: Cartão do Programa Bolsa Família, RG ou CPF, a Caderneta da Criança e o Cartão da Gestante.
Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto