BrasilEsporte

Brasil disputa o 1º Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo com 20 atletas

A seleção brasileira de atletismo disputa desta sexta-feira a domingo (15 a 17/9) a primeira edição do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo Sub-18, no Estádio Atlético da Villa Deportiva Nacional, o La Videna, em Lima, no Peru. O Brasil levou 20 atletas (seis mulheres e 14 homens) e lutará por boa classificação. O evento reunirá 300 participantes de 14 países, divididos nos três dias de provas.

Uma das atrações do Brasil é o catarinense Vinícius de Brito (Acarisul-SC), que quebrou o recorde sul-americano dos 110 m com barreiras do Sub-18 na disputa dos Jogos da Juventude, no dia 2 de setembro, na pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Ele obteve a marca de 13.20 (1.7).

Vinícius obteve duas medalhas de ouro no Brasileiro Loterias Caixa da categoria, realizado em agosto, em Aracaju (SE): 110 m com barreiras e nos 400 m com barreiras, prova de Alison dos Santos, o Piu, de quem é fã. “Sempre assisto aos vídeos das provas dele”, comentou o atleta de 17 anos.

Em Lima, Vinícius, que é campeão brasileiro e sul-americano Sub-20, disputará também os 400 m com barreiras, prova em que é o líder do Ranking Brasileiro sub-18, com 52.18, marca alcançada em 29 de abril, em Campinas (SP).

Vinícius tem uma história curiosa sobre o seu início no atletismo. Ele lembra que quando foi ao Estádio Municipal Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, de 12 para 13 anos, queria jogar futebol. “Entrei na sala errada, a sala do futebol era ao lado a do atletismo. Pedi para treinar e comecei a correr, achava que era atividade física e só descobri quase um mês depois quando perguntei ao Jefinho quando tinha treino com bola”, contou Vinícius. “Aqui não é futebol, é atletismo”, ouviu do treinador Jeferson Bagatoli, que também está em Lima. “Eu já estava, gostei e resolvi ficar no atletismo”, acrescentou.

Pietra Campbell Simões (Praia Clube/Exército/Futel-MG) é outra atração nos 100 m com barreiras. Recordista brasileira sub-18, a brasiliense venceu a sua prova nos Jogos da Juventude, em Pirassununga (SP). Aos 17 anos, ela levou o ouro na prova, com 13.42 (1.2), a melhor marca de sua vida.

Nos 100 m com barreiras, em Pirassununga, a marca da segunda colocada Amanda Miranda da Silva, que ficou com a medalha de prata em 13.54, supera o recorde brasileiro anterior, que era de Micaela Rosa de Mello, com 13.56, desde 2017.

No Ibero-Americano, a atleta foi inscrita nos 400 m e nos 400 m com barreiras, prova em que é recordista brasileira da categoria, com 58.82, resultado obtido em Cuiabá (MT).

Alguns atletas já treinaram na última quarta-feira (13) em Lima e na quinta (14/) todos os jovens representantes da seleção brasileira foram conhecer o palco da competição, sede dos Jogos Pan-Americanos de 2019.

A competição será aberta com a disputa da final feminina dos 5.000 m marcha atlética na sexta-feira, a partir das 8 horas locais (10 horas de Brasília). A final do revezamento 4×100 m masculino fecha o programa horário às 12 horas de Lima (14 horas de Brasília).

No primeiro dia de competições, estão previstas quatro finais para o período da manhã e outras 13 à tarde e à noite no horário de Lima.

A treinadora Andrea Maria Pereira Britto, conhecida no esporte como Andrea Saúde, acredita numa boa atuação do Brasil. “Temos os nossos melhores atletas em Lima. Vamos brigar com garra e força de vontade”, disse Andrea, que orienta atletas em Araçatuba (SP). “As expectativas são as melhores, estou ansiosa para essa minha primeira seleção.”

Seleção brasileira em Lima

Feminino:

Samanta Santos da Silva Lopes (AE Taubaté-SP) – arremesso do peso – lançamento do disco

Amanda Miranda da Silva (PM Cianorte-PR) – 400 m com barreiras – 400 m

Pietra Campbell Simões (Praia Clube/Exército/Futel-MG) – 100 m com barreiras

Beatriz Camargo Monteiro (SESI-SP) – 100 m com barreiras

Luíza Camargo Batista (SESI-SP) – salto com vara

Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP) – salto em altura

Masculino:

Alberto Rodrigues dos Santos Filho (Nipo-Brasileira/Araçatuba-SP) – arremesso do peso – lançamento do disco

Alessandro Borges Soares (Nipo-Brasileira/Araçatuba-SP) – arremesso do peso

Carlos Eduardo Lara Domingos (AD Centro Olímpico-SP) – 400 m

Eric Guedes Cardoso (AA Paranavaí-PR) – salto em altura

Fred Martins de Araújo Júnior (AABB/Currais Novos-RN) – salto em altura

Gustavo Almeida da Silva (Orcampi-SP) – 2.000 m com obstáculos

Henrique Rodrigues Pinto (Orcampi-SP) – decatlo

Luís Felipe Abílio Gomes Barbosa (IPEC-PR) – lançamento do martelo

Luís Henrique Miranda Alves (URPCEAM-AM) – lançamento do dardo

Murilo Henrique dos Santos Silva (SESI-SP) – salto em distância

Paulo Henrique Pedroso Batista (Jaraguá do Sul-SC) – 200 m

Victor Elias Lino dos Santos (Orcampi-SP) – 400 m com barreiras

Vinícius de Brito (Acarisul-SC) – 400 m com barreiras – 110 m com barreiras

Vinícius Moraes Costa (ABDA-SP) – 800 m

Demais integrantes

Chefe de Equipe: Wlamir Motta Campos (CBAt)

Delegado da CBAt: Edemar Alves (CBAt)

Médica: Nathalia Carvalho de Figueiredo (BA)

Fisioterapeuta: Beatriz Lovalho Vicenzi (SP)

Massagista: Jadson Alves dos Santos (SP)

Treinadores

Aline da Silva (SP) – treinadora chefe

Jeferson Bagatoli (SC) – treinador chefe

Andrea Maria Pereira Britto (SP)

Maria Lúcia de Araújo França (RN)

Rogério Wellington Sousa Novaes (SP)

Yuri da Silva Ventura Faustino (SP)

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Lucas Dantas/CBAt

Related posts

Ministério da Educação adia publicação de edital do Fies

Fulvio Bahia

Brasil e Argentina duelam pela Liga das Nações de vôlei masculino nesta quinta-feira (08)

Fulvio Bahia

Ensino fundamental retoma trajetória positiva do período pré-pandêmico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais