O Brasil será palco de um teste de redução de jornada de trabalho entre junho e dezembro de 2023. A organização sem fins lucrativos 4 Day Week e a Reconnect Happiness at Work irão realizar um experimento com empresas que quiserem se candidatar para adotarem a jornada de trabalho de quatro dias por semana ao invés de cinco.
Em junho e julho, a Reconnect vai oferecer informações sobre o programa para qualquer empresa que demonstrar interesse em participar no Brasil. Não há pré-requisitos, como número mínimo de funcionários. Basta responder a um formulário disponível no site para ter acesso à mentoria.
As companhias podem se inscrever para o início do experimento em agosto e começam a ser preparadas para adotar o modelo em setembro.
Como funciona o experimento?
O modelo prevê que a produtividade se mantenha, assim como o salário, mas que a jornada seja reduzida em 80%. Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover (rotatividade) serão os fatores avaliados ao final do experimento. A universidade americana Boston College elaborou a metodologia da iniciativa.
O modelo de quatro dias por semana já foi testado em lugares como Emirados Árabes, Reino Unido, Bélgica, Islândia, Suécia e Espanha. Os Emirados Árabes Unidos foram o país pioneiro na redução no número de dias de trabalho. Desde janeiro de 2022, todos os funcionários de órgãos públicos colaboram com apenas 36 horas semanais, divididas em quatro dias úteis.
Fonte: Alô Alô Bahia | Foto: Reprodução / MyHQ Workspaces