CriançaEleições 2024PolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeSaúde Mental

Bruno Reis aponta avanços e próximos passos na política de inclusão para crianças com deficiência e autismo

O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), apontou nesta sexta-feira (13) a série de avanços alcançados pela gestão municipal nas políticas de inclusão para crianças com deficiência ou com transtorno espectro autista (TEA). Bruno citou diversas ações na área da saúde e da educação, como a construção de Centros Especializados de Reabilitação, a contratação de profissionais específicos e a implantação de salas com o Atendimento Educacional Especializado nas escolas.

A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é o local onde é realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaço destinado a crianças que precisam de acompanhamento individualizado, dentro do público alvo da educação especial, que engloba pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação.

“O município não oferecia nenhuma vaga na rede de educação para as crianças com deficiência e com autismo. A figura dos ADIs [Agentes de Desenvolvimento Infantil] não existia”, pontuou o prefeito. Atualmente, há 4 mil ADIs no município, dos quais 2,2 mil contratados pela atual gestão.

Bruno Reis ressaltou que a demanda por esse tipo de atendimento cresceu bastante após a pandemia. Para exemplificar, ele relatou que, de 2023 para 2024, o número de alunos com alguma deficiência ou com TEA matriculados na rede de ensino passou de 5 mil para 8 mil.

“Surgiu a necessidade de ampliar e transcender a aula regular, para ofertar melhores condições. Muitas mães solo criam sozinhas seus filhos com deficiência e abrem mão de suas vidas. Para dar suporte, criamos algumas novidades”, afirmou.

Entre as medidas, está a construção das salas com AEE, implantadas nas mais de 50 novas escolas e em mais 30 unidades de ensino já existentes. Além disso, a Prefeitura criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Cerca de 6 mil documentos já foram emitidos, segundo o candidato da coligação “O Trabalho Não Para”.

Bruno Reis lembrou ainda a implantação, durante o seu mandato, dos Centros Especializados de Reabilitação (CERs) no Bairro da Paz e em Cajazeiras, este último inaugurado nesta semana. O próximo Centro, com previsão de funcionamento ainda em setembro, é o de São Cristóvão.

“Antes as mães tinham que sair dos quatro cantos da cidade para ir à Apae, na Pituba, ou em algum serviço do centro da cidade. Começamos a levar esse atendimento para os bairros”, disse.

“Vamos concluir também a parceria em curso com a Apae, que vai ter um centro ainda maior, e inaugurar outro em Mussurunga, já em implantação. E vamos ter que ampliar para outras áreas da cidade”, concluiu.

Fonte: OffNews
Foto: Divulgação

Related posts

‘Homem-Aranha da Graça’ é preso em flagrante pela Polícia Civil em Salvador

Fulvio Bahia

UPB reúne parceiros para orientar municípios na transição de mandato

Fulvio Bahia

Salvador é a 1ª capital do Norte-Nordeste e a 3ª do país na geração de empregos no mês de janeiro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais