ArteCulturaTeatro

BTCA estreia o infanto-juvenil “Você Sabia?”

Espetáculo encenado a céu aberto tem coreografia de Dudude e será apresentado gratuitamente e com medidas de acessibilidade em diferentes locais de Salvador.

Uma obra com jeito da mais instigante curiosidade: inspirada nas diversas infâncias e na efervescência criativa dessa etapa de vida, “Você Sabia?” é o mais novo espetáculo do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que estreia neste mês de outubro em temporada que passa por diferentes pontos da cidade de Salvador: Esplanada do Teatro Castro Alves (TCA), nos dias 12, 13 e 14; Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), no dia 15; Instituto Central de Educação Isaias Alves (ICEIA), no dia 20; e Escola Comunitária Luiza Mahin, no dia 21, sempre às 16h e com entrada gratuita. Com assinatura da coreógrafa convidada Dudude, o elenco da companhia pública de dança da Bahia performa em locais abertos, destacando a força do imaginário inventivo da criança e a necessidade da manutenção de um espaço de livre criação na formação e envolvimento humano.

A ignição primeira foi a pipa, sua rabiola e o vento que gera rabiscos e incita moveres, cheios de vontade de girar, rodopiar e viver. Os corpos ressoam desenhos que bailam e ativam memórias afetivas, abrindo caminhos e prezando pela simplicidade. “Nosso desejo é ativar a infância como um lugar que sempre poderemos habitar. Para crianças de hoje, ontens e amanhãs. O motivo se fez no voo, da pipa, do papagaio, dos pássaros, o vento como sinalizador de movimento. As múltiplas histórias de cada um, dançarino e dançarina do BTCA, ventam no espaço das cenas, abrem histórias nossas, revisitam lugares guardados, vividos de todos nós”, resume a coreógrafa Dudude, que provoca: “Você sabia que imaginar e criar mundo de faz de conta pode durar uma vida inteira? Você sabia que inventar é parte ativa do nosso viver? Você sabia que sua criança mora com você?”.

Resultante de convênio entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através do Teatro Castro Alves (TCA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), este projeto foi idealizado por Wanderley Meira, ex-diretor artístico do BTCA, e é realizado com direção artística de Daniela Guimarães. “‘Você Sabia?’ chega em um momento oportuno, onde o exercício da fabulação nunca foi tão necessário. São muitos os motivos para buscarmos mais leveza, empatia, criatividade, colaboração pelas trocas, em estarmos conectados ao movimento do ser brincante consigo mesmo e com o entorno”, acredita Daniela. “Momento de reinventar, no presente, um estado de ser criança. Uma criança, não no sentido romântico da infância, mas em evocar aquilo que existia em nós como força pulsante do bem querer viver, do sonhar, da inventividade, de um modo de olhar e perceber o tempo”, completa a diretora artística.

Atravessando povos, épocas, classes sociais, cidades, bairros e comunidades, através das diferentes brincadeiras de rua e da oralidade na contação de histórias, a dramaturgia se pauta no ser brincante e no imaginário do quintal, da rua, dos espaços de convívio – pontos de encontro com os iguais e com os diferentes, lugares das descobertas, do susto e do medo, dos desafios, das vitórias e derrotas, do risco, da curiosidade. O espetáculo é direcionado para o público infanto-juvenil e para todas as crianças, inclusive aquelas que vivem dentro de pessoas adultas, onde podem permanecer perguntadoras e desejosas de entender o mundo.

Para a concepção da obra, uma jornada de oficinas preparatórias foi vivida por todo elenco, com a dançarina Inah Irenam em “Danças Populares” e a atriz Mariana Freire em “Interpretação Brincante e Contação de Histórias”, compondo o Observatório BTCA, que viabilizou a participação de artistas e pesquisadores da dança no processo.

A temporada de estreia de “Você Sabia?” conta com medidas de acessibilidade – interpretação em Libras e audiodescrição. O espetáculo tem assistência de coreografia de Ticiana Garrido e Anna Paula Drehmer, partitura final de Agnaldo Fonseca, trilha sonora de Lucas de Gal, produção musical de Benin Ortiz, iluminação de João Batista e fotografias de Fabio Bouzas. O figurino de Zuarte Junior e a cenografia de Clara Matos e Erick Saboya contam com a parceria executiva do Centro Técnico do TCA. O elenco é formado por 18 dançarinos: Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Douglas Amaral, Fátima Berenguer, Fernanda Costa, Jai Bispo, Joely Pereira, Lila Martins, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto e Ruan Wills.

SOBRE DUDUDE – Artista de dança, atua como professora, coreógrafa, diretora de espetáculos, performer, bailarina, improvisadora e artista colaboradora. Faz parte da geração dos anos 1970 do Grupo TransForma, onde iniciou seus estudos em dança com Marilene Martins em 69. Teve também como professores de formação Klaus Vianna, Angel Vianna, Denilto Gomes, Fredy Romero, Betina Bellomo e Graciela Figueroa. Nasceu em Muriaé, em Minas Gerais. Na infância, teve um enorme quintal para brincar e alimentar sua imaginação. Na adolescência, teve muitos amigos, adorava Os Mutantes, Ringo Starr John Lennon, Gal Costa, Tim Maia, Arrigo Barnabé e muitos outros que ainda admira bastante. Aos 12 anos, começou a estudar seriamente dança, o que faz até hoje. Nos tempos de agora, dança e tem se transformado em escrevedora de algumas notas, composições, poesias.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica, e “Plantando Jardins” (2023). Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.

SERVIÇO

“VOCÊ SABIA?”

Balé Teatro Castro Alves

Temporada de estreia

= 12 de outubro (qui), 16h

Esplanada do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Com Libras e audiodescrição

= 13 de outubro (sex), 16h

Esplanada do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Com Libras

= 14 de outubro (sáb), 16h

Esplanada do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Com audiodescrição

= 15 de outubro (dom), 16h

Museu de Arte Moderna da Bahia (Comércio)

Com Libras e audiodescrição

Apresentação seguida de bate-papo

= 20 de outubro (sex), 16h

ICEIA – Instituto Central de Educação Isaias Alves (Barbalho)

Com Libras

= 21 de outubro (sáb), 16h

Escola Comunitária Luiza Mahin (Uruguai)

Com audiodescrição

Quanto: Gratuito

Classificação Indicativa: Livre

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

Idealização: Wanderley Meira 

Direção artística: Daniela Guimarães

Direção coreográfica: Dudude

Assistência de coreografia: Ticiana Garrido e Anna Paula Drehmer 

Partitura final: Agnaldo Fonseca 

Trilha sonora: Lucas de Gal

Produção musical: Benin Ortiz

Figurino: Zuarte Junior

Cenografia: Clara Matos e Erick Saboya 

Parceria cenário e figurino: Centro Técnico TCA

Colaborador produção logística de cenário e figurino: Benin Ortiz

Iluminação: João Batista

Oficina de preparação em Danças Populares: Inah Irenam 

Oficina de preparação em Interpretação Brincante e Contação de Histórias: Mariana Freire

Interpretação de Libras: Cíntia Santos, Lucas Sol e Elinilson Soares 

Audiodescrição: Juniro Formiga 

Consultoria audiodescrição: Iracema Viralonga

Olho do público (transmissão de lives): Studio Mundo 

Fotografia: Fabio Bouzas

Impulsionamento de redes sociais: Nany Lima

Design: Nila Carneiro  

Elenco: Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Douglas Amaral, Fátima Berenguer, Fernanda Costa, Jai Bispo, Joely Pereira, Lila Martins, Luíza Meireles, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills. 

FICHA TÉCNICA DO BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA) 

Direção artística: Daniela Guimarães 

Assistentes de coreografia: Anna Paula Drehmer, Dina Tourinho e Ticiana Garrido 

Coordenação executiva: Magali Amâncio  

Assessoria administrativa: Bárbara Tavares  

Assistente administrativo da direção: Matheus Santana  

Produção executiva: Tacira Coelho  

Coordenador técnico geral: Leonard Henrique  

Administração de cena: Rosângela Oliveira  

Técnica de som: Very Bulhosa  

Técnica de iluminação: Juliana Mendonça  

Bailarinos: Adriana Bamberg, Agnaldo Fonsêca, Ângela Bandeira, Anna Paula Drehmer, Cristian Rebouças, Dayana Brito, Dina Tourinho, Douglas Amaral, Evandro Macedo, Fátima Berenguer, Fernanda Costa, Gilmar Sampaio, Jai Bispo, Joely Pereira, Konstanze Mello, Leonard Henrique, Lícia Morais, Lila Martins, Lílian Pereira, Luís Molina, Luíza Meireles, Marcos Napoleão, Maria Ângela Tochilovsky, Mirela França, Mônica Nascimento, Paullo Fonseca, Renivaldo Nascimento (Flexa II), Rosa Barreto, Ruan Wills, Solange Lucatelli, Sylvan Barbosa, Ticiana Garrido.  

Fonte / Imagem: ASCOM TCA

Related posts

Livro Comunidades Criativas tem distribuição gratuita para 22 instituições sociais

Fulvio Bahia

Isabelle Anchieta visita Feira de Santana, Cachoeira e Salvador para lançar o livro sobre Maria Quitéria e Joana d’Arc

Fulvio Bahia

Renato Piaba apresenta o espetáculo “Doutor Piaba, o retorno” na capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais