Municípios

Cachoeira recebe Encontro Nacional de Educação Museal

A proposta é promover a participação social concreta, com opiniões, experiências e origens diversas para um debate extenso, qualificado e comprometido com resultados.

A educação museal ainda não é um tema popular no Brasil, mas deveria ser e estar presente na vida cotidiana. O I Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE), que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, vem para encarar este desafio: debater a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e as estratégias para a sua implementação nos âmbitos federal, estadual e municipal.

A programação, totalmente gratuita, terá apresentações de trabalhos, mesas de debate, encontros de redes, grupos de trabalho, minicurso e atividades culturais. Todas as informações e formulário de inscrição estão em www.emusemuseus.org.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em cooperação com o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC), através de convênio com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o EMUSE se concentra no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB), além de ocupar a Estação Ferroviária de Cachoeira, o Espaço Cultural Hansen Bahia e espaços culturais e públicos da cidade.

No evento, serão destacados temas como o papel da educação museal na promoção da cidadania e iniciativas que dialogam com grupos sociais minorizados e que representem a diversidade social e cultural brasileira. A proposta é promover a participação social concreta, com opiniões, experiências e origens diversas para um debate extenso, qualificado e comprometido com resultados.

A escolha da cidade-sede da primeira edição do evento é proposital: o EMUSE acontece em meio à temporada de celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no local onde as lutas populares se iniciaram, afirmando o compromisso com a diversidade de memórias, patrimônios e histórias na educação museal.

Confira a programação no site oficial – https://emusemuseus.org/programacao/

Fonte: ASCOM ABI
Imagem: Divulgação

Related posts

Teixeira de Freitas: Complexo Regulador realizou a marcação de mais de 400 mil exames em 2022

Fulvio Bahia

MP aciona Município de Serrinha para que ofereça atendimento multidisciplinar a criança autista

Fulvio Bahia

UPB: Quinho e comitiva de prefeitos baianos comemoram aprovação do PL da desoneração da folha para os municípios

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais