A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), promove a campanha “Cadê minha Boneca Preta?”, que incentiva a doação de bonecas pretas a crianças em vulnerabilidade social de Itaparica e Vera Cruz. Executada pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, tem entrega agendada para a próxima sexta-feira (17).
O evento acontece no auditório da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, a partir das 14h, com a realização da apresentação de manifestações culturais da ONG Ilha das Crianças. A programação conta, também, com um desfile de moda infantil da coleção Negrif, uma das marcas mais tradicionais da cultura-afrobaiana, com roupas que buscam a diversidade, o respeito, a identidade e a originalidade, colocando a criança como protagonista.
Para Soraia Alves, idealizadora da campanha e diretora da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, a ação é a oportunidade da criança ser levada a entrar num mundo em que ela é a protagonista. “Uma boneca negra para uma criança negra pode ser um recurso para o fortalecimento de seus traços identitários e de sua autoestima, tornando-a protagonista da história de sua vida”, conta a bibliotecária.
Iniciada no dia 11 de setembro, a arrecadação segue até o dia 14 de novembro, às 17h. Os pontos de coleta da campanha são, em Itaparica, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior e, em Salvador, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris); Biblioteca Anísio Teixeira (Centro); Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul); e Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré).
Fonte:SECOM GOVBA