Prefeitura Municipal de SalvadorSalvadorServiços

CadÚnico recebe mutirão para emissão gratuita de documentação até sexta (16)

As pessoas em situação de vulnerabilidade social em Salvador podem aproveitar para retirar gratuitamente documentos como certidão de casamento e nascimento, até sexta-feira (16), das 8h às 16h, na sede do Cadastro Único (CadÚnico), no Comércio.  A ação, iniciada na segunda-feira (12), faz parte da Semana Nacional de Registro Civil (Registre-se!), implementada pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com as corregedorias dos tribunais de Justiça dos estados. O atendimento é realizado mediante distribuição de senha, garantindo respeito às prioridades.

O titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, ressalta o compromisso da pasta com a cidadania e a inclusão social, por meio da parceria com o TJ-BA, através do programa Registre-se. “Estamos promovendo uma ação de grande relevância social, com a emissão gratuita da segunda via de certidões de nascimento e casamento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa garantir o acesso à documentação civil básica, que é pré-requisito fundamental para a obtenção de outros documentos e para o acesso a políticas públicas, benefícios socioassistenciais e demais direitos”, declara.

O presidente da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), Carlos Magno, destaca a importância do mutirão para a garantia da cidadania de pessoas em vulnerabilidade social. “São pessoas que nunca tiveram o documento, ou mesmo perderam, e têm dificuldade ao acesso a serviços públicos municipais. Por conta disso, essa campanha, que é nacional, busca tirar essas pessoas da margem da sociedade, deixando de ser invisíveis. Esse mutirão reúne todos os cartórios de registro civil do Brasil, de forma a garantir o direito dos cidadãos, elevando a cidadania e dignidade humana para todos”, explica.

De acordo com o presidente da Arpen, atualmente, a Bahia ocupa a primeira posição no Nordeste em sub-registros, com índice de 0,65%. “Buscamos levar cada vez mais cidadania para o maior número possível de pessoas, com mutirões e uma série de outras ações, realizadas durante todo o ano”, completa.

Oportunidade – Disposta a buscar uma segunda via da certidão de casamento, a dona de casa Aline Mesquita, de 40 anos, chegou cedo à sede do CadÚnico. “Vim de Sussuarana para garantir um lugar na frente da fila e tirar logo a nova certidão, pois, após 16 anos, já estava precisando de uma nova. E, para realizar alguns procedimentos, é necessário apresentar a certidão de pelo menos um dos cônjuges. E como eu estava precisando há um tempo, aproveitei a oportunidade”.

Para a estudante Deise de Souza, de 45 anos, o mutirão é uma grande oportunidade para retirada dessa documentação, sem custo e de forma ágil. “Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais e vim fazer a segunda via da certidão de nascimento de minha filha, que é autista. Isso me permitirá atualizar o RG dela, que estava inviabilizado pela falta de uma certidão atualizada. Aproveitei e tirei das outras três filhas”.

Demais documentos – O tema principal do Registre-se é a emissão das segundas vias das certidões de nascimento e casamento. Caso sejam identificadas outras demandas, como reconhecimento de paternidade e pensão de alimentos, o mutirão conta ainda com equipes do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), para orientar e encaminhar o cidadão para atendimento na sede dos referidos órgãos.

Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos

Related posts

Operações de segurança pública afetam mobilidade urbana em Salvador

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura leva atendimento odontológico para mulheres quilombolas no Julho das Pretas

Fulvio Bahia

CMS: Jorge Araújo usa tribuna da Câmara para defender cordeiros

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais