O cadastro para novos usuários do Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), segue ocorrendo de forma gradativa no município. Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), através da Diretoria de Controle e Regulação (Dicores) e da Coordenação de Controle e Avaliação (Conav), o procedimento deve ser feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Na sede, o serviço ocorre nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Piaçaveira e Lama Preta, bem como na Central Municipal de Regulação, localizada na Rua da Natividade, Centro, situada atrás do antigo Bompreço.
Na orla, os usuários devem se dirigir às USFs Pé de Areias, Catu de Abrantes, Fonte da Caixa, Buris, Caminho do Mar, Fonte das Águas, Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe e Monte Gordo, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Arembepe.
A Sesau destaca que, por enquanto, a UBS Vila de Abrantes não está fazendo emissão de novos cartões, apenas 2ª via e espelho do documento.
Para efetivar o cadastro, no ato do procedimento, é necessário apresentar originais e cópias de documentos, como RG, CPF, além de comprovante de residência do município, que deve estar em nome do usuário ou do responsável pelo contrato de aluguel, no caso em que se aplique. Para os menores de idade, basta apresentar RG, CPF ou certidão de nascimento, junto com o comprovante de residência.
A Conav lembra que a atualização do CNS para usuários que já possuem o documento, só é aplicada em dois casos distintos: mudança recente de endereço ou alteração do estado civil. Nestes casos, a pessoa deve se dirigir aos respectivos postos para retificar os dados cadastrais.
Ainda conforme a Conav, em virtude de questões administrativas que envolvem a capacitação e habilitação de novos profissionais, o processo de cadastramento está sendo reestruturado. A normalização e oferta de novos postos de atendimento estão previstas para acontecer na primeira quinzena de março.
Cabe reforçar que o CNS é um instrumento obrigatório até mesmo para quem possui plano de saúde ou só realiza consultas particulares, conforme a Portaria n.º 763/2011 do Ministério da Saúde. No enumerado de funcionalidades, o Cartão do SUS serve para agilizar a marcação de consultas e exames, acessar e dispensar medicamentos, tal como registrar atendimentos realizados, entre outras demandas.
Fonte: SecomPMC
Foto: PatrickAbreu