CapacitaçãoMunicípios

Camaçari: CGM promove treinamento em governança e sistema de controle interno

A Prefeitura de Camaçari iniciou na manhã da última segunda-feira (24) o treinamento de 90 servidores em governança e sistema de controle interno. Promovido pela Controladoria Geral do Município (CGM), o evento reuniu diversos especialistas do governo responsáveis pelos eixos de execução, apoio e assessoramento, e de avaliação da gestão, que fundamentam o Modelo das Três Linhas, norteador da qualificação.
O treinamento foi conduzido pelo professor e mestre Paulo Alves. Para ele, a formação tem como base a definição de papeis, o que possibilita o tratamento adequado de riscos a eles inerentes.

“Quando você desenha corretamente o sistema de controle interno, você faz com que cada gestor da administração entenda com clareza o seu papel, porque, por exemplo, dentro da administração pública uns têm papel de execução de políticas públicas, e dentro desse papel eles têm a responsabilidade de gerir seus próprios riscos. Riscos existem sobre essa atividade e quem executa política pública tem que conhecer da metodologia para identificar e tratá-los”, explicou.

Segundo Alex Persil, controlador-geral do município, a formação do Modelo das Três Linhas é o que há de mais atual dentro da área de controle interno. “Aproveitamos esse momento que a CGM completou 20 anos, em 27 de janeiro, para projetá-la 20 anos à frente. Através do treinamento do professor Paulo, a gente posiciona os controles municipais dentro das três linhas de defesa, que é o que existe hoje tecnicamente de mais moderno, no que se refere a controle interno”, explicou, evidenciando o cuidado da atual gestão no trato com a coisa pública.

Desde 2018 desempenhando a função de analista de controle na CGM, Claudênia de Oliveira reconheceu o valor da formação. “Desde quando eu comecei [a atuar na CGM], até hoje eu não havia recebido esse tipo de qualificação, que é de suma importância para orientar os servidores com relação a determinações do Tribunal de Contas dos Municípios e o do Estado, por exemplo. Tem que sempre ter esse tipo de cursos para todos os servidores, inclusive para a Controladoria, que é um órgão muito importante. Estou achando sensacional, porque está sendo proporcionado um aprendizado valioso para a gente”, reconheceu a servidora.

Aplicável a todos os tipos de organizações, o Modelo de Três Linhas na gestão municipal visa reduzir fraudes e erros gerenciais relacionados à prestação de serviços sociais, promovendo o alinhamento entre as ações executadas e o interesse público. Permite, ainda, a identificação de processos e de estruturas mais alinhadas ao propósito da gestão corporativa, imprimindo eficiência ao gerenciamento de riscos e mais robustez ao processo de governança.

Com 16 horas-aula no total, o treinamento reuniu profissionais da CGM, da Secretaria de Governo, Procuradoria-Geral do Município (PGM), e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). A qualificação certificada prosseguirá das 8h às 17h nesta terça-feira (25), no auditório da UniFamec, localizado na Avenida Jorge Amado, s/n.

Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu

Related posts

Fórum Convergências Brasil recebe inscrições até amanhã

Fulvio Bahia

Itacaré: Inscrições abertas para o processo de escolha dos membros para o Conselho Tutelar 2023

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Sistema de controle de acesso do Hospital da Mulher garante segurança e privacidade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais