Uncategorized

Camaçari: com adesão ao CPDC, município se prepara para enfrentar situações de emergência

A Prefeitura de Camaçari está sempre comprometida em garantir a segurança e o bem-estar da população, especialmente em situações de emergência. Como parte dessa preocupação, o município se cadastrou na plataforma Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para habilitar o uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), que é disponibilizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), exclusivamente para pagamento de despesas relacionadas às ações de resposta em casos de catástrofes.
 
O CPDC possibilita que recursos transferidos pela União sejam aplicados de forma ágil e transparente, permitindo que o município tome providências imediatas em situações de emergência, como enchentes, deslizamentos e outros sinistros que possam comprometer a segurança dos moradores. Através do cartão, Camaçari poderá adquirir materiais e contratar serviços essenciais para o socorro e assistência às vítimas, bem como para o restabelecimento de serviços fundamentais à população.
 
Importante destacar que o CPDC opera exclusivamente na função débito e é isento de taxas de adesão e anuidade, garantindo que os valores destinados sejam utilizados integralmente nas ações de resposta. Além disso, o município poderá realizar solicitações de recursos por meio do S2iD, sendo possível, em casos de socorro e assistência, solicitar os valores antes mesmo do reconhecimento do Governo Federal de situação de emergência. Para ações de restabelecimento de serviços essenciais, no entanto, é necessário que o reconhecimento já tenha sido oficializado.
 
Com essa iniciativa, Camaçari demonstra proatividade e compromisso com a gestão de situações de risco e desastres, fortalecendo a capacidade de resposta para proteger a população em momentos críticos. A adesão ao CPDC reforça o planejamento e a organização da cidade, garantindo que, em casos de necessidade, o município estará pronto para agir com eficiência e rapidez.
 
Por meio do cadastramento à plataforma S2iD, que habilita o uso do CPDC, a prefeitura segue trabalhando para assegurar mais segurança e qualidade de vida para todos os camaçarienses, priorizando ações que fortalecem a proteção e defesa civil no município.

Fonte / Foto: Secom PMC

Related posts

Quais são os direitos da pessoa com câncer?

Fulvio Bahia

ONU apoia eventos em homenagens às mulheres negras no Pelourinho

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura abre escuta pública para aplicação da Lei Paulo Gustavo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais