O Conselho Municipal de Cultura de Camaçari (CMCC) realizou nesta terça-feira (25) a primeira reunião extraordinária de 2025, com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O encontro, ocorrido na Cidade do Saber (CDS), teve como pauta principal a eleição da nova diretoria executiva do órgão, que irá atuar até o mês desetembro – após esse período, será realizado um novo pleito.
Com 14 votos favoráveis e cinco abstenções, Alexandre de Jesus Silva foi eleito para a presidência do CMCC. Representante da Secretaria de Governo (Segov), Alex J, como é conhecido no meio artístico, possui uma trajetória consolidada no teatro, sobretudo na área de direção teatral. Ele já esteve à frente de espetáculos, como “O Jardim da Clarilú”, “Uma Aventura Com Os Amiguinhos do Quintal”, entre outros.
A nova diretoria passa a contar também com Daline Lucena, eleita para o cargo de secretária-geral do CMCC, com 16 votos favoráveis e duas abstenções. Ela, que é especialista em Patrimônio Cultural e psicanalista, atua na Assessoria de Comunicação da Secult.
Criado em 13 de dezembro de 2006, por meio da Lei Ordinária n.º 769 e reorganizado pela Lei Ordinária n.º 1017/2009, o CMCC é um órgão que visa promover a relação entre a administração municipal e a sociedade civil ligada à cultura. Entre os principais objetivos do órgão, estão: promover a participação da comunidade na elaboração, execução e fiscalização da política cultural do município, além de debater temas de importância para o desenvolvimento e proteção da cultura local.
A próxima reunião ordinária do CMCC está programada para o dia 11 de março, às 16h, também na CDS. Na oportunidade, será discutida a realização de uma eleição suplementar para O preenchimento de uma vaga no segmento de Teatro e Congêneres.
Participaram do encontro a secretária da Cultura, Elci Freitas; o presidente da Comissão de Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Tarcísio Coiffeur; bem como representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); de Turismo (Setur); e de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), além de agentes culturais do município.
Fonte: Secom PMC
Foto: Arquivo