Meio AmbienteMunicípiosreciclagemSustentabilidade

Camaçari: mais de 1 tonelada de recicláveis são coletadas no Festival de Arembepe

Ao todo, 1.220 quilos (kg) de materiais recicláveis foram coletados pelos catadores cadastrados durante os três dias do Festival de Arembepe 2025. Na oportunidade, a administração municipal, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), assegurou estrutura, serviços e equipamentos necessários para a realização do trabalho de coleta de forma mais segura e digna, além de promover aos denominados “recicladores conectados” sair do evento  com uma  renda extra.

Em um ponto fixo de apoio, 50 recicladores tiveram acesso a refeições, equipamentos de proteção individual (EPIs) e orientações para a realização do trabalho. A iniciativa foi elogiada pelos profissionais. Como é o caso de José Luiz, agente reciclador de Arembepe, que fez questão de registrar a aprovação diante das ações implementadas pela Limpec. “Estão de parabéns. Os kits com os equipamentos de proteção individual [EPIs] e as orientações fizeram toda diferença no nosso trabalho. Os lanches e almoços foram de boa qualidade. Agradecemos pelo empenho e desejamos que nos próximos anos continue assim”, avaliou.

A gerente de Educação Ambiental e Meio Ambiente da Limpec, Neide Cavalcanti, avalia a experiência, com a implementação das ações, como satisfatória e eficiente. “Nosso sentimento é de que cumprimos o objetivo proposto. Foi gratificante ver que os catadores participaram ativamente das atividades e se beneficiaram dos kits e tudo o mais que disponibilizamos para o bem-estar e proteção deles. O retorno que nos deram também foi muito positivo, e nos incentiva a seguir melhorando cada vez mais esse suporte”, afirmou.

Com a venda do material recolhido durante a festa, realizada no próprio ponto fixo de apoio, dos 1.220 kg de material reciclável, sendo a maior parte composta por latinhas de alumínio, houve movimentação financeira de cerca de R$ 10 mil, colaborando para o sustento dos profissionais e suas famílias, ao mesmo tempo em que aqueceu a economia local.

Através da iniciativa, a Limpec reforça a valorização do trabalho dos recicladores no município, bem como que está conectada com a economia circular e a promoção da sustentabilidade, o que beneficia toda a comunidade.

Fonte: Secom PMC
Foto: Arquivo Limpec

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: Programa Meu Lar traz qualidade de vida para 50 famílias através da reforma de casas

Fulvio Bahia

Jeremoabo: Eleição do Conselho Tutelar do município será no dia 01 de outubro

Fulvio Bahia

Durante agenda em Londres, Débora Regis diz que pretende levar para Lauro de Freitas o que há de mais moderno e eficiente em gestão pública

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais