Meio AmbienteMunicípiosSustentabilidade

Camaçari: Município ganha destaque nacional como exemplo de educação sustentável

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), localizado no bairro de mesmo nome, foi responsável em colocar a educação municipal de Camaçari como destaque no cenário nacional. A premiação, concedida por meio do programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE), é resultado do projeto “Horta Escolar: Maria Felipa”, apresentado pela unidade.

A conquista ocorreu durante o Encontro Impacto Positivo Educação 2025, pelo Instituto Votorantim, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com governos municipais e estaduais. O município alcançou o primeiro lugar na categoria Gestão Escolar, evidenciando quesitos como educação antirracista, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Esse prêmio simboliza o poder transformador da educação, mesmo nos contextos mais desafiadores. A educação precisa chegar a todos, inclusive àqueles que mais precisam de oportunidade para recomeçar”, celebrou o gestor da Secretaria de Educação (Seduc), Márcio Neves.

Batizada de Maria Felipa, em homenagem a heroína negra baiana, a horta tornou-se um espaço apreciado pelos alunos, despertando o cuidado com o coletivo, além de fortalecer vínculos comunitários. O projeto, é desenvolvido pela equipe do CESA, com apoio Seduc, da Votorantim Cimentos, da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), da empresa Arborize e da gestão da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Irmã Dulce, a iniciativa envolveu voluntários, professores e estudantes.

Conforme a gestora do CESA, Cristiane de Andrade Pimenta, o projeto integra a série de atividades extracurriculares ofertadas pelo centro, com o intuito de aproximar mais os discentes do ambiente escolar, de forma dinâmica. Resultado celebrado, em vista da adesão de cada estudante. “Toda comunidade escolar foi mobilizada. Os alunos colaboraram em massa, estavam sempre perguntando quando iriam que começar a cultivar, era nítido ver que eles queriam trabalhar com a terra, plantar e colher alimentos”, lembrou.

O centro educacional atende na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), e funciona dentro da casa Irmã Dulce, unidade de atendimento socioeducativo, sob a gestão da Fundac.

Prêmio PVE

Essa foi a 4ª edição do Prêmio PVE, sob a temática ‘Inovar hoje para transformar o amanhã’, com o intuito de dar visibilidade a temas relacionados à equidade e aos impactos climáticos, a exemplo da igualdade étnico-racial e de gênero, inclusão e permanência de estudantes com deficiência, educação ambiental, educação para prevenção de riscos e desastres climáticos, bem como a educação para reparação, regeneração e desastres climáticos.

Fonte: Secom PMC
Foto: Arquivo Seduc

Related posts

OUTUBRO ROSA: Por meio da Regulação, Prefeitura de Lauro de Freitas oferta 400 exames de mamografia 

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Pronto Socorro Infantil Municipal foi entregue na última quarta-feira (1º) e já está em pleno funcionamento

Fulvio Bahia

PRF apreende celulares, equipamentos, cigarros eletrônicos e outras mercadorias de origem estrangeira na BR 116

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais