CapacitaçãoCapacitaçãoEducaçãoInclusão SocialMunicípios

Camaçari: município terá nove polos do Programa Universidade para Todos

Com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem e, consequentemente, preparar estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior, o Programa Universidade para Todos (UPT) está com inscrições abertas. O UPT foi instituído pelo Decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020.

Fruto de investimentos do Governo do Estado, em Camaçari a iniciativa tem a parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). As inscrições, iniciadas na terça-feira (18), seguem até 27 de março, exclusivamente por meio eletrônico, no endereço upt.educacao.ba.gov.br.

No ato da inscrição é preciso selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas (presencial, não presencial ou híbrido). Os candidatos concorrerão ao total de vagas oferecidas de acordo com as suas opções de escolha. A seleção dos estudantes será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC). De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá no próximo dia 28 de março, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob a coordenação do UPT.

Conforme explica a coordenadora do Universidade Para Todos no município, Iasnaia Souto, estão sendo ofertadas, gratuitamente, mais de 600 vagas em Camaçari. As aulas começarão no dia 14 de abril e irão acontecer em nove polos, onde os selecionados serão divididos em duas turmas, entre os turnos vespertino e noturno.

Destes polos da UPT, seis estão instalados na sede: Base Comunitária de Segurança Pública do Phoc II, Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, Escola Municipal Denise Tavares, Cidade do Saber, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e o Colégio Estadual Gonçalo Muniz.

Já na orla, os espaços formativos estão distribuídos entre Arembepe, na Escola Municipal Giltonia Pereira de Souza; Monte Gordo, na Escola Municipal Amélia Rodrigues; e em Vila de Abrantes, na Escola Municipal Elizia Dias de Azevedo.

As aulas presenciais, que irão ocorrer de segunda a sexta-feira, contam com um cronograma composto por práticas didáticas; realização de simulados que possibilitam que os cursistas possam avaliar o próprio conhecimento, além de vivenciar como acontece o processo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); aulões interativos por área do conhecimento; giro das profissões, com coletânea de vídeos ministrados por profissionais das diversas áreas; material motivacional e explicativo; orientação profissional; entre outras atividades.

Podem participar do programa, estudantes da rede pública da Bahia que estiverem regularmente matriculados em 2025 no 3º ano do ensino médio regular e suas modalidades correspondentes, bem como no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do ensino médio estadual e/ou municipal do Estado da Bahia. No caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o número 0800-285-8000, ou, mandar um e-mail para upt@educacao.ba.gov.br.

Os alunos que tiverem 75% de frequência ao longo das aulas, irão garantir isenção da taxa do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Para o coordenador de Ensino Superior da Seduc, Israel Amoedo, o programa pode ser definido como uma importante via de desenvolvimento comunitário. “A universidade pública é um direito de todos. Quando um jovem da nossa cidade conquista uma vaga não é apenas uma vitória individual, mas um avanço para toda a comunidade. É fundamental apoiar nossos estudantes, para que estejam preparados e possam garantir melhores oportunidades. Nossa gestão está comprometida em oferecer suporte, por meio de programas educacionais, cursinhos preparatórios e políticas públicas que facilitem esse caminho”, enfatiza Amoedo.

Sobre o programa

Com investimento total de R$ 18 milhões, este ano o programa ofertará 20.110 vagas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, distribuídas em 218 municípios.

O UPT 2025 contará, ainda, com o envolvimento de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários.

Outra novidade é a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se junta às demais instituições de ensino superior parceiras, desde 2024. São elas: UNEB; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia (UESB); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb); Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu

Related posts

Amargosa: Operação Ronda Maria da Penha promove acolhimento às mulheres no São João do município

Fulvio Bahia

Ao lado de Jerônimo Rodrigues, Lula entrega 684 unidades do Minha Casa Minha Vida em Santo Amaro e marca retomada do programa

admin

Eleições em Lauro de Freitas trazem de volta rivalidade de uma década atrás: candidato da prefeita enfrenta grupo opositor

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais