Diante do estado crítico em que se encontram as escolas do município, a Prefeitura de Camaçari lançou na manhã desta sexta-feira (24) o Programa SOS Educação. A Secretaria de Educação (Seduc) iniciou o plano emergencial que visa recuperar as condições mínimas de funcionamento das escolas do município. Para isso, reuniu no auditório da Secretaria de Governo (Segov) secretarias municipais, empresas e autarquias governamentais.
Encabeçando essa medida emergencial, o gestor da Seduc, Márcio Neves, destacou a importância da ação integrada entre comunidade e governo. “A gestão pensou que é necessário a gente fazer um plano de ação mais organizado, que envolva toda a comunidade escolar e todo o governo. Se reuniram aqui, hoje, as principais secretarias que trabalham do ponto de vista da logística, principalmente para a gente poder encontrar um plano de trabalho que atenda à limpeza, à segurança e também às condições mínimas de infraestrutura para poder receber a comunidade escolar a partir do início das aulas, em 10 de fevereiro”, explicou.
Nessa primeira reunião, a Segov auxiliou no trabalho de alinhamento da ação emergencial junto às demais pastas. “A educação é prioridade de todo o governo. Hoje fizemos esse lançamento com esse conjunto de secretarias e autarquias governamentais para iniciarmos um trabalho de ação rápida para o retorno das aulas, e tudo estar pelo menos em condições adequadas de as pessoas poderem ir para as suas escolas”, frisou o assessor da pasta, José Marcelino.
A Seduc enviará, até a tarde desta sexta, o levantamento de necessidades prioritárias de cada unidade escolar para todas as secretarias envolvidas com a logística de funcionamento emergencial. A partir daí, as pastas envolvidas identificarão suas competências para resolver contingências, com celeridade.
Estiveram presentes na reunião Júnior Borges, diretor-presidente da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), o subsecretário da Infraestrutura (Seinfra), Everaldo Siqueira, representantes das secretarias de Administração (Secad), dos Serviços Públicos (Sesp) e da Defesa Civil, além da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), e do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), unidade vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti).
Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu