A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Complexo Regulador Estadual, deu mais um passo na retomada progressiva dos procedimentos que antecedem as cirurgias eletivas no município. Nesta sexta-feira (21), 14 crianças passaram pelo processo de consulta pré-operatória para realização das intervenções pediátricas de hérnia e postectomia. O atendimento foi realizado no Hospital do Polo, localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, n.° 37, Centro, mesma unidade de saúde onde irão ocorrer as cirurgias, previstas para março.
Na ocasião, a secretária de Saúde, Rosangela Almeida, celebrou a celeridade dos atendimentos. “Nossa meta é atender o maior número de crianças e adultos, em variados tipos de cirurgias. Existem pessoas que estão há mais ou menos um ano, às vezes até dois, na fila de espera. Nesse cenário angustiante, o mutirão emergencial visa justamente diminuir essas filas. A ação ocorre por meio de uma parceria do Governo do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital do Polo. É um projeto do nosso governo”, pontuou a gestora da pasta.
Acompanhando o filho Davi Silva, de 8 anos, a dona de casa Andreza de Jesus Silva, 40 anos, aguarda a cirurgia há cerca de um ano e três meses. Confiante, ela detalhou que o procedimento vai impactar significantemente na qualidade de vida do pequeno.
“Eu fui no posto para poder solicitar a cirurgia dele, isso há um ano e pouco atrás. Fiquei esperando durante muito tempo e nada. Mas, agora, no começo de fevereiro, o processo agilizou e chamaram ele para fazer o exame. Hoje já estou aqui para a consulta com o médico cirurgião. Pelo que eu perguntei, a cirurgia dele já vai ser no próximo mês. Agora realmente está sendo bom, diferente do que estava sendo antes, me surpreendeu bastante. Eu já estava agoniada porque é uma cirurgia séria, ele como é uma criança estava muito agoniado pela questão da área onde vai fazer a cirurgia, incomoda muito ele, na hora do banho principalmente. Então, essa cirurgia vai trazer uma melhora no estilo de vida do meu filho”, afirmou.
Também na fila de espera há mais de um ano, Aline dos Santos Correia, 34 anos, comemorou a chegada da consulta pré-operatória para a filha Laura Pessoa, prestes a completar 4 anos de idade. A menina passará pela cirurgia de hérnia umbilical.
“O negócio foi esse, só escutava que tinha que aguardar, aguardar e aguardar. Aí, agora em janeiro, me ligaram para ir fazer os exames de sangue. Depois pegamos o resultado, que saiu em menos de uma semana, levamos lá novamente, isso tudo em menos de um mês. Agora, em fevereiro, já estou aqui com ela preparando para poder marcar, enfim, a cirurgia. Foi tudo muito rápido, desde o primeiro contato neste ano. A cirurgia dela já vai ser na primeira quinzena de março”, explicou Aline.
Ao todo, são previstas 213 cirurgias eletivas nessa primeira etapa emergencial, que contempla ainda o procedimento de vasectomia. Conforme o diretor da Regulação de Camaçari, Lúcio Guimarães, esse número seria ainda maior, haja vista o cenário de desorganização encontrado pela Sesau na atual gestão.
“Tivemos que fazer todo o processo de resgate dos pacientes que estavam na lista zero, bem como na lista única do Estado, além dos pacientes que tinham algumas demandas um pouco mais urgentes para começar as abordagens cirúrgicas. Isso foi motivado pelo processo de início da gestão, a gente teve um prejuízo grande por conta da falta de informações de pacientes. Para ter ideia, tinha computador sem HD, muitos pacientes não estavam registrados realmente na regulação. Foi preciso fazer o trabalho de ‘‘formiguinha’’, ir em busca desses usuários pelas unidades, pela demanda espontânea e pela lista que temos hoje de prontuários desatualizados, que seguimos correndo para atualizar”, assegurou Guimarães.
O diretor da Regulação municipal ainda frisa o investimento na capacitação de mais mão de obra especializada para atuar nos atendimentos dos usuários. Cerca de 70% desses profissionais já estão aptos. A finalização dos treinamentos é prevista para a próxima quinta-feira (27), com um encontro de integração com toda equipe. Esses agentes também estão sendo capacitados para operar nas demandas de cadastro do Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu