Diante do planejamento que visa ampliar as áreas de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no município e priorizar o Bolsa Família, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou uma reunião de alinhamento com a presença do prefeito Luiz Caetano na última quinta-feira (20).
No encontro, a titular da Sedes, Jeane Gleide, fez um balanço das ações desenvolvidas até o momento e apontou as metas futuras. “A reunião foi com um norte muito bom. A equipe estava ansiosa para falar, discutir, saber o posicionamento a partir dos planejamentos que a gente já vem discutindo sobre todas as ações, bem como saber sobre nossas unidades, os Cras e o Bolsa Família. Então, esse encontro foi muito decisivo e orientador”, pontuou.
Como frisou a secretária, a quantidade de Cras no município é a mesma de quando o serviço foi implantado em 2006, ou seja, os equipamentos permanecem com capacidade de atendimento de acordo ao número de habitantes que Camaçari tinha na época. Cenário que foge ao padrão estabelecido pelo Governo Federal para a cidade, cujo ideal é de 5 mil cadastros e 1 mil atendimentos ao ano em cada unidade.
“A expansão do Cras é o nosso grande momento para atender a um público que tanto nos cobrou. É uma necessidade presente, já que a população de 2006 não é a mesma de 2025. Então, as abrangências, que são esses territórios instalados nos Cras, não são as mesmas. A quantidade de população que a gente recebe está muito além desde quando foi a sua instalação”, reforçou Jeane Gleide.
Durante a reunião, três locais foram citados para a ampliação do equipamento, são eles: Jardim Limoeiro, a região da Cascalheira e Parafuso – localidades que apresentaram uma grande expansão imobiliária nos últimos anos. Os moradores desses lugares são atendidos atualmente pelo Cras Verdes Horizontes. “A gente precisa prestar um serviço de qualidade e eficiente para toda essa população”, defendeu.
Na avaliação do prefeito, a reunião terminou com um saldo positivo. “Foi um encontro muito produtivo. A secretária me apresentou um diagnóstico da pasta e de como encontramos a estrutura do social em Camaçari e fizemos um levantamento de todo o trabalho social. Ou seja, todos os Cras sem condições de funcionamento. O do Verdes Horizontes, que atendia Parafuso, Jardim Limoeiro e o próprio bairro, esteve fechado e depois foi transferido para o estádio municipal, que está em ruínas. Todos os serviços sociais foram suspensos em novembro e dezembro, e estamos começando a retomar o trabalho em toda a cidade, inclusive criando o Cras de Parafuso e do Jardim Limoeiro para darmos um atendimento mais humanizado e cuidar melhor da população do município”, ressaltou Caetano.
Neste sábado (22), a Sedes realizará um mutirão de busca ativa de 400 famílias que tiveram o Bolsa Família suspenso e precisam regularizar a situação. A equipe da secretaria visitará as casas dos beneficiários para analisar caso a caso.
Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu