Nesta quinta-feira (8), profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica da rede municipal participaram ao longo de todo o dia, de qualificação sobre Linha de Cuidado do Pré-Natal. A ação, que acontece no Colégio Estadual em Tempo Integral Gonçalo Muniz, é realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da área técnica de saúde da mulher.
A iniciativa, que teve início na quarta-feira (7), visa promover a melhoria na assistência nas unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USF) do município. Ao todo, 400 profissionais – entre eles médicos, enfermeiros e odontólogos – distribuídos em duas turmas de 200 servidores, sendo uma na quarta e a outra nesta quinta-feira, participam da qualificação. A programação inclui explanações ministradas por especialistas da área de saúde, abordando temas fundamentais para a melhoria da atenção ao pré-natal.
A diretora do Departamento da Atenção Básica (DAB) da Sesau, Gleice Nunes, destacou a relevância da atividade, ressaltando que a qualificação é um momento de aprendizado para os profissionais de saúde e reflete diretamente no atendimento prestado à população. “A saúde é feita a várias mãos. Esta ação tem um olhar de atenção e cuidado para os servidores, o que reflete no cuidado para o usuário. É um momento de aprendizado para fazermos uma atenção primária ainda melhor”, afirmou.
A coordenadora da Atenção Primária da Sesau, Márcia Cruz, também reforçou a importância do evento para os servidores envolvidos. “Os profissionais de saúde trabalham com afinco e dedicação dia a dia, e nossa gestão tem um olhar de cuidado com o paciente e também para o servidor. Este é um momento importante de qualificação, que traz melhorias para toda a rede de saúde”, disse.
Entre as palestras, a enfermeira Joelma Ferreira – uma das responsáveis pela área técnica de saúde da mulher – abordou a “Importância do preenchimento do cartão da gestante e dos registros no PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão)”. Durante a fala, inclui ainda a qualificação do registro SOAP, um método estruturado para documentar informações de pacientes em prontuários clínicos, utilizando um formato de quatro seções: Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano. “É importante trazer informação, especialmente sobre os registros, pois através deles podemos gerar dados e indicadores de saúde”, explicou.
A qualificação também aborda temas como “Pré-natal do parceiro”, “Sífilis em gestante – tratar e notificar para salvar vidas”, “Pré-natal em adolescentes”, “Pré-natal odontológico”, “Solicitações de exames, prescrições e vacinas no pré-natal”, “Acolhimento da mãe e recém-nascidos na primeira semana de vida”, “Acolhimento das gestantes na maternidade e visita de vinculação” e “Atualização dos fluxos do pré-natal”.
Entre os participantes do evento, esteve o médico Luiz Augusto Santos, que ressaltou a importância de iniciativas como essa para a melhoria contínua do atendimento. “É muito importante ações de qualificação, pois elas refletem no atendimento que oferecemos aos usuários. Através desses momentos de aprendizado, podemos melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade”, afirmou o profissional, que atua há 17 anos na USF Parque Verde 2.
Fonte: Secom PMC
Foto: Juliano Sarraf