CapacitaçãoMunicípiosSaúde

Camaçari: Sesau promove qualificação para melhoria da atenção ao pré-natal

Nesta quinta-feira (8), profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica da rede municipal participaram ao longo de todo o dia, de qualificação sobre Linha de Cuidado do Pré-Natal. A ação, que acontece no Colégio Estadual em Tempo Integral Gonçalo Muniz, é realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da área técnica de saúde da mulher.

A iniciativa, que teve início na quarta-feira (7), visa promover a melhoria na assistência nas unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USF) do município. Ao todo, 400 profissionais – entre eles médicos, enfermeiros e odontólogos – distribuídos em duas turmas de 200 servidores, sendo uma na quarta e a outra nesta quinta-feira, participam da qualificação. A programação inclui explanações ministradas por especialistas da área de saúde, abordando temas fundamentais para a melhoria da atenção ao pré-natal.

A diretora do Departamento da Atenção Básica (DAB) da Sesau, Gleice Nunes, destacou a relevância da atividade, ressaltando que a qualificação é um momento de aprendizado para os profissionais de saúde e reflete diretamente no atendimento prestado à população. “A saúde é feita a várias mãos. Esta ação tem um olhar de atenção e cuidado para os servidores, o que reflete no cuidado para o usuário. É um momento de aprendizado para fazermos uma atenção primária ainda melhor”, afirmou.

A coordenadora da Atenção Primária da Sesau, Márcia Cruz, também reforçou a importância do evento para os servidores envolvidos. “Os profissionais de saúde trabalham com afinco e dedicação dia a dia, e nossa gestão tem um olhar de cuidado com o paciente e também para o servidor. Este é um momento importante de qualificação, que traz melhorias para toda a rede de saúde”, disse.

Entre as palestras, a enfermeira Joelma Ferreira – uma das responsáveis pela área técnica de saúde da mulher – abordou a “Importância do preenchimento do cartão da gestante e dos registros no PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão)”. Durante a fala, inclui ainda a qualificação do registro SOAP, um método estruturado para documentar informações de pacientes em prontuários clínicos, utilizando um formato de quatro seções: Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano. “É importante trazer informação, especialmente sobre os registros, pois através deles podemos gerar dados e indicadores de saúde”, explicou.

A qualificação também aborda temas como “Pré-natal do parceiro”, “Sífilis em gestante – tratar e notificar para salvar vidas”, “Pré-natal em adolescentes”, “Pré-natal odontológico”, “Solicitações de exames, prescrições e vacinas no pré-natal”, “Acolhimento da mãe e recém-nascidos na primeira semana de vida”, “Acolhimento das gestantes na maternidade e visita de vinculação” e “Atualização dos fluxos do pré-natal”.

Entre os participantes do evento, esteve o médico Luiz Augusto Santos, que ressaltou a importância de iniciativas como essa para a melhoria contínua do atendimento. “É muito importante ações de qualificação, pois elas refletem no atendimento que oferecemos aos usuários. Através desses momentos de aprendizado, podemos melhorar a qualidade do serviço prestado à comunidade”, afirmou o profissional, que atua há 17 anos na USF Parque Verde 2.

Fonte: Secom PMC
Foto: Juliano Sarraf

Related posts

Cannabis reduz uso de remédios convencionais para enxaqueca

Fulvio Bahia

Primeira sala de multivacinação da Bahia celebra um ano de funcionamento com de mais de 43 mil doses aplicadas

Fulvio Bahia

Pequenos produtores e agricultores familiares da Bahia têm formação sobre nova lei que certifica alimentos no estado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais