Empresários, profissionais e demais pessoas que atuam no ramo turístico do município tiveram a oportunidade de expandir os conhecimentos por meio da palestra “A importância de atender bem o turista”, promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A palestra foi realizada na quarta-feira (12), no Shopping Linha Verde, localizado em Arembepe. Na oportunidade, os participantes trocaram experiências, motivados pelo coaching e professor Edmilton Lafene, que há 21 anos atua no Senac. A atividade ocorreu em turmas distintas, nos períodos matutino e vespertino, contemplando cerca de 50 pessoas.
Ao longo da explanação, o professor enfatizou estratégias de como melhorar a recepção dos visitantes, tendo como ponto de partida a percepção do perfil de cada cliente. Especialista em Turismo, Hospitalidade, Gestão de Bares e Restaurantes, Lafene ainda reforçou que um dos critérios fundamentais para atender bem é o investimento na formação da equipe, que deverá aprimorar atitudes e comportamentos para auxiliar, sobretudo, em situações inesperadas.
Para Edileusa Costa, proprietária do Boteco do Beiju com Tudo Dentro, que fica localizado na Rua Direta de Arembepe, a ação fortalece e aproxima a parceria do poder público municipal com a classe empreendedora. “Essa palestra de hoje veio para somar. Fiz questão de trazer meu pessoal para participar, por entender que a gente, enquanto empresários, contribuímos diretamente com o bom andamento do turismo da nossa cidade. Aqui em Camaçari, nós temos uma ‘galinha dos ovos de ouro’. Por isso, o turismo precisa ser mais explorado e ter mais apoio, e é justamente isso que identifico aqui, com atividades desse nível. Nosso sonho é ver Camaçari como um polo reconhecido mundialmente na área do turismo”, avaliou.
Antes de montar o espaço, Edileusa trabalhava nas ruas, como ambulante. Hoje, com cerca de dez funcionários fixos e cinco diaristas, ela é um exemplo de como o investimento em qualificação amplia horizontes. Para conquistar o tão almejado espaço, a empresária lembra que precisou passar horas estudando e aprimorando habilidades. Nessa perspectiva, a empresária assegura que quando surgem oportunidades, não hesita em motivar os funcionários a participarem de experiências semelhantes.
Presente na formação, o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Patrício Oliveira, reforçou uma das definições empregadas ao termo empreendedorismo, que, segundo ele, representa a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. “Precisamos qualificar as pessoas, gerar oportunidade de emprego. A Setur tem o desejo de transformar o turismo em uma mola propulsora de inclusão social, de geração de emprego, renda e negócios. Para tal, é essencial qualificar as pessoas”, analisou.
No Shopping Linha Verde estão presentes algumas salas que funcionam como suporte para a Setur. Conforme Patrício, para os próximos meses, a pasta prevê uma série de atividades no empreendimento. “Esse espaço está sendo preparado para sediar mais palestras e demais cursos de qualificação. Nosso objetivo é capacitar o maior número de pessoas, porque nós temos campo de trabalho e precisamos de mão de obra qualificada”, finalizou o secretário.
Fonte: Secom PMC
Foto: Patrick Abreu