MunicípiosServiçosTransporte

Camaçari: STT dá início à renovação de alvará para circulação de táxi 2025

Nesta segunda-feira (17), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), começa a receber os pedidos para renovação de alvará de circulação para exploração do serviço de transporte de táxi comum e especial, que rodam no município na modalidade alternativo remunerado de passageiros. Condutores autorizados devem se dirigir à Base Operacional do órgão para dar entrada no processo de atualização da licença. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A fase de abertura de processos vai até 17 de abril.

Deverão constar anexados ao pedido a Certidão Negativa de Ações Criminais 1º grau, emitida por meio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA); cópia do último alvará concedido; Certidão Negativa de Débitos junto a Prefeitura de Camaçari; certificado de antecedentes criminais, adquirida através da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA); certidão da entidade representativa (cooperativa) contendo local, horário de exercício da atividade, bem como o nome do autorizatário.

Posteriormente, os processos aprovados na primeira etapa, os veículos serão submetidos  à inspeção veicular. As vistorias  acontecerão de 24 de fevereiro a 17 de abril, das 8 às 12h e das 14h às 16h, no pátio da Base Operacional da STT.

No ato da vistoria, o permissionário deverá apresentar originais dos seguintes documentos: comprovante atualizado de residência no município; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constando atividade remunerada; Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) 2024/2025; Certificado do Curso Condutor de Táxi (com 28 horas/aula); e, nos casos em que se aplique, o Certificado do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) do taxímetro e do kit gás natural veicular (GNV).

Para permanecer no sistema o veículo deve possuir no máximo dez anos de fabricação, ser de propriedade do autorizatário e estar regularizado em relação ao exercício 2024/2025. Além disso, deve ser das cores prata ou branca, estar devidamente padronizado e com taxímetro instalado. Como itens de segurança, deverão apresentar triângulo, chave de roda e estepe, bem como atender a requisitos de higiene, de conservação, e possuir condição de trafegabilidade.

De acordo com a STT, qualquer pendência que surgir deverá ser tratada no período entre 11 e 17 de abril, na Base Operacional da STT, localizada na Avenida Jorge Amado, no PoloPlast, do lado oposto ao Hospital Geral de Camaçari (HGC).

A abertura do processo de renovação de alvará de circulação para táxi é orientada pela Portaria n.º 078/2025, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) n.º 2.569, de 14 de fevereiro, cuja íntegra pode ser conferida aqui. A medida visa o ordenamento das atividades do sistema de transporte especial escolar de Camaçari.

Confira, abaixo, o cronograma das vistorias dos veículos:

TÁXI COMUM

24 a 27 de fevereiro

TÁXI ESPECIAL

Fone Táxi – 6 a 10 de março

Transpolo – 11 a 13 de março

Polotaxi e Cootrasem – 14 a 18 de março

Coopertaxi – 19 a 21 de março

Coopercam e Tracoop – 24 a 26 de março

Transleve – 27 a 31 de março

Coopervip e Coopmapp – 1º a 3 de abril

Cooptocar, Coomtec e Transcoop – 4 a 10 de abril

Fonte / Foto: Secom PMC

Related posts

O volume de serviços na Bahia cresceu 0,6% em dezembro e fechou 2023 com alta de 6,7%

Fulvio Bahia

Operação conjunta é deflagrada contra casa clandestina de acolhimento a pessoas com transtornos mentais em Feira de Santana

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Inscrições abertas para a 3° Edição do Duathlon LEM

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais