MunicípiosTurismo

Camaçari: turismo é potencializado durante evento em Brasília

Com o objetivo de potencializar as atividades turísticas do município, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Turismo (Setur), marcou presença na IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo: Construindo o Futuro do Turismo, evento realizado em Brasília, entre os dias 1° e 3 de abril, que reuniu gestores que comandam a pasta em todo o país, para discutir o futuro do setor, explorando as tendências mais inovadoras.

Realizado pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), o encontro é considerado uma ponte de fortalecimento da relação entre o governo federal e os novos dirigentes locais.

Debates sobre o impacto da inteligência artificial, novas tecnologias e estratégias sustentáveis para impulsionar o desenvolvimento do setor em seus respectivos municípios, além de como usar dados a favor do desenvolvimento do turismo, integraram a programação.

Presente na marcha, o titular da Setur, Patrício Oliveira, enfatizou a unidade e a troca de experiência entre os gestores. “Nós tivemos o privilégio de encontrar o ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e secretários da pasta de diversas localidades do Brasil, principalmente do Nordeste. Nós entendemos a importância dessa integração. Estamos saindo daqui com a certeza de que o melhor não está por vir, o melhor já chegou. Estamos caminhando dia a dia para isso, investindo no planejamento. Camaçari é um destino turístico de excelência, um lugar bom para se viver. Afinal, antes de tudo, o município precisa ser bom para quem vive. É necessário envolver a comunidade, as pessoas que moram, que vivem e que decidem viver no local, como foi pontuado durante os debates”, avaliou.

Calendário Turístico Oficial do Brasil

No decorrer do encontro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, referendou o texto do decreto que regulamenta a Lei Federal n.º 14.865/2024, que cria o Calendário Turístico Oficial do Brasil. O ato simbólico aconteceu na quarta-feira (2), em Brasília. No mesmo evento, foi assinada uma portaria que define procedimentos e o passo a passo para que municípios, Distrito Federal, estados e entidades organizadoras de eventos possam solicitar a inserção das suas comemorações no calendário.

A iniciativa visa divulgar, de forma organizada e acessível, os eventos turísticos realizados em todas as regiões do país, fomentando o turismo local, a economia regional e a redução da sazonalidade no setor. A publicação do decreto, com as normas de gerenciamento do calendário, bem como os critérios para inserção dos eventos na ferramenta será assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o decreto, o Ministério do Turismo será responsável pela gestão e atualização do calendário, disponibilizado aqui. A ferramenta irá contemplar eventos populares com potencial para atrair visitantes em épocas específicas do ano, a exemplo das festas tradicionais, celebrações culturais, festivais gastronômicos, esportivos e religiosos, entre outros.

O novo calendário será alimentado com base em propostas enviadas por municípios, estados, o Distrito Federal, entidades públicas federais, organizações do setor de turismo e promotores de eventos. As opções serão classificadas por área de interesse, porte, periodicidade, tipo de adesão e de acesso, e forma de realização. 

Fonte: Secom PMC
Foto: Arquivo Setur

Related posts

Ministério Público: Município de Vitória da Conquista e Embasa devem despoluir rio e proteger reserva ambiental

Fulvio Bahia

2º Encontro Luminoso de literatura começa nesta sexta (3) em Irará

Fulvio Bahia

Castro Alves: prefeito sofre Intolerância religiosa e racismo após divulgação de vídeo com conteúdo de religião de matriz africana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais