Hemóvel estará estacionado na frente do Paço Municipal de 8 a 10 de julho
A Campanha Junho Vermelho é realizada ao redor do mundo para incentivar a doação de sangue e conscientizar a população de que esse hábito salva vidas. Diante disso, a Supervisão de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida, da Câmara Municipal de Salvador, entende este momento como oportuno para apoiar as ações que visam o aumento do estoque de sangue nos hospitais de Salvador. Como parte do incentivo à doação, a Câmara vai receber o Hemóvel, que ficará estacionado na frente do Paço Municipal, de 8 a 10 de julho.
No período, servidores e o público em geral poderão realizar tanto a doação de sangue, quanto a inscrição no cadastro de doação de medula óssea. É importante lembrar que o servidor efetivo tem o benefício de abono de falta por três dias consecutivos a cada 6 meses de trabalho em caso de doação de sangue, conforme regulamentado pela Lei nº 9.626/2022.
Confira as respostas para as dúvidas mais comuns sobre a doação de sangue. Informe-se e participe fazendo sua doação!
Quais são os critérios para doação de sangue?
Os critérios básicos para doar sangue são: ter entre 16 e 69 anos (jovens menores de idade precisam estar acompanhados dos seus responsáveis legais), pesar no mínimo 50kg, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas, ter se alimentado bem antes de doar, não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, nem ter fumado 2 horas antes da doação.
Quem não pode doar sangue?
Existem critérios que proíbem o voluntário de fazer a doação, como: estar com febre (37°C), sintomas gripais, ser gestante e lactante, anemia, cirurgia recente, ter feito tatuagem e piercing em um período de 1 ano atrás e ter recebido sangue em um prazo de 1 ano.
Quais são os cuidados pós-doação?
Depois de fazer a doação, o recomendado é descansar durante 10 minutos e fazer um lanche logo em seguida. Não é recomendado fumar nem beber por pelo menos 5 horas. Por fim, é sugerido não fazer esforço físico até o dia seguinte, principalmente no braço do qual foi retirado o sangue.
Para quem vai o sangue coletado?
Receberão a bolsa de sangue pessoas que possuem anemia falciforme, pessoas que sofreram queimadura ou acidente grave, pacientes com doenças crônicas e pacientes oncológicos que precisam de transplante de medula.
Por que é importante doar sangue?
O sangue é uma substância vital para o bom funcionamento do organismo, uma vez que fazem parte de suas funções: levar oxigênio e nutrientes para os órgãos, defender o corpo de patógenos e participar da coagulação sanguínea através das plaquetas. Assim, o ato de doar sangue, além de ser um gesto altruísta, faz com que pessoas imunocomprometidas e em situações de risco possam melhorar de suas enfermidades.
Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação