Câmara Municipal de SalvadorPolíticaSalvadorSaúde

Câmara aprova Cadastro Municipal de Ostomizados

Projetos de autoria de Téo Senna também criam a Política Municipal de Atenção às Pessoas Ostomizadas em Salvador

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, em 20 de dezembro de 2023, dois projetos do vereador Téo Senna (PSDB) que criam o Cadastro Municipal de Ostomizados e a Política Municipal de Atenção às Pessoas Ostomizadas em Salvador.

O Projeto de Lei nº 284/23 obriga hospitais públicos e privados, além de planos, operadoras e seguros de saúde e assemelhados, a comunicarem à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador a realização de cirurgias de ostomia ou estomia para a criação de um Cadastro Municipal de Ostomizados.

Já o Projeto de Lei nº 290/23 institui a Política Municipal de Atenção às Pessoas Ostomizadas com o objetivo de garantir à pessoa nessa condição um atendimento humanizado e qualificado, a fim de promover a ressocialização do usuário ao meio social e familiar.

“O objetivo do cadastro é criar um banco de dados com as informações qualitativas e quantitativas, visto que a pessoa ostomizada é considerada com deficiência, portanto, torna-se imperiosa a aprovação deste projeto para que o município formule uma política municipal da pessoa ostomizada, garantindo o fornecimento de órteses, próteses, bolsas de ostomia e equipamentos de mobilidade de qualidade e de forma descentralizada nos distritos de saúde de Salvador”, defendeu Senna.

Cadastro

 Para fins do cadastro, o PL determina que seja informado o nome do paciente, a data e o tipo de cirurgia, o tipo de coletor implantado, o prazo máximo para troca, a quantidade de equipamentos para coletas mensal, bem como se a cirurgia é passível de reversão.

De acordo com o projeto, o atendimento ao ostomizado será prestado em unidade de saúde pública ou credenciada no município de Salvador por equipe multiprofissional, evitando-se a mera distribuição de bolsas coletoras.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Derlei Correa

Related posts

Ozonioterapia não deve ser usada para doenças oculares, alerta CBO

Fulvio Bahia

Smed promove primeiro encontro de formação continuada de professores

Fulvio Bahia

Projeto Arte Milenar oferece aulas abertas e gratuitas a comunidade do Cabula

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais