Projeto de indicação da vereadora Marcelle Moraes reúne serviços para o bem-estar e apoio aos protetores
A Câmara Municipal de Salvador aprovou, na sessão ordinária de quarta-feira (2), o Projeto de Indicação nº 16/2025 para a criação da Casa de Apoio ao Protetor de Animais. A iniciativa da vereadora Marcelle Moraes (União) prevê benefícios aos defensores da causa, incluindo atendimento psicológico ou psiquiátrico gratuito, prioridade no Hospital Municipal Veterinário e oferta de castração, além de outros serviços que poderão ser desenvolvidos no espaço.
A vereadora explica que a proposta busca unificar ações essenciais para aqueles que dedicam a vida a uma causa social e filantrópica: acolher e cuidar de animais. “É um esforço muitas vezes invisível aos poderes públicos e até mesmo à sociedade civil, mas que faz toda a diferença em metrópoles como Salvador, onde ainda não há controle populacional de animais nas ruas. Isso gera impactos expressivos no cotidiano da cidade, que são amenizados pelo trabalho incansável de protetores sérios e comprometidos com o bem-estar animal”, justificou.
Outros projetos
Ainda na sessão ordinária, os vereadores aprovaram outros oito projetos voltados para a causa animal, todos de autoria de Marcelle Moraes:
• Conecta Animal: criação de uma plataforma digital para auxiliar na busca por cães e gatos desaparecidos (PIN-15/2025).
• Ampliação do horário de atendimento para 24h no Hospital Veterinário de Salvador (PIN-17/2025).
• Feira de Saúde Animal, com oferta gratuita de consultas e exames veterinários pela Prefeitura (PIN-18/2025).
• Disponibilização de medicamentos gratuitos pós-cirúrgicos de castração (antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, adequados à espécie e porte do animal) nas unidades de saúde municipais (PIN-19/2025).
• Serviço de resgate e acolhimento de animais de pequeno porte em situação de vulnerabilidade, visando a redução de zoonoses no espaço urbano (PIN-20/2025).
• Implantação do Protocolo de Captura, Esterilização e Devolução (CED), pelo qual a Prefeitura se responsabiliza pela captação, castração e devolução de cães e gatos de vida livre não domiciliados (PIN-21/2025).
• Criação do Registro Municipal do Animal Doméstico, ferramenta para garantir a segurança dos animais e facilitar a localização dos tutores em caso de perda (PIN-22/2025).
• Abono de faltas de funcionários públicos municipais em caso de falecimento do seu animal de estimação (PIN-25/2025).
Fonte: Ascom CMS
Foto: Derlei Correia