Câmara Municipal de SalvadorHomenagemPolítica

Câmara de Salvador concede medalha Zumbi dos Palmares a Mãe Márcia de Ogum

A Câmara Municipal de Salvador irá entregar a Medalha Zumbi dos Palmares a Márcia Maria Ferreira de Brito Lima – Ìyá Márcia d’Ògún, em um ato solene no Plenário Cosme de Farias, nesta quarta-feira (1), às 18 horas, como retribuição da cidade de Salvador ao legado e a contribuição dela na luta contra o racismo, contra o racismo religioso e pelo seu papel na manutenção e respeito à cultura afro-brasileira, à cidadania e aos direitos humanos.

A iniciativa de entrega da honraria é da vereadora Marta Rodrigues (PT), presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina. “É uma honraria que propus e foi aprovada por unanimidade pelo entendimento deste legislativo de que Ìyá Márcia tem um legado importantíssimo para a capital baiana, cuja maioria da população é negra e vive cotidianamente uma batalha incessante contra o racismo e contra as desigualdades sociais”, destacou a vereadora.

Professora de formação e atualmente presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Salvador, Íyá Márcia d’Ogún é Ialorixá do Ilê Axé Àṣẹ Ẹwá Ọlodumare, membra da Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) e da Rede Nacional de Diversidade Religiosa (Renadir); além de conselheira consultiva da Rede Ecumênica da Água (Reda) e de integrar o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Nutrição da UFBA, o Comitê InterReligioso da Bahia e o GT de Terreiros do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Coletivo Àwùrẹ̀. Ela também é uma das guardiãs da Pedra de Xangô e colunista colaboradora do site Acess News.

Segundo Marta Rodrigues, a homenageada vem ao longo dos anos prestando valorosa contribuição na luta antirracista e contra o ódio religioso, utilizando-se de diversos meios de formação e de canais de comunicação, inclusive das redes sociais, para alcançar tais objetivos. “É uma mulher preta, baiana, que como a maioria de nós, permanece firme com os seus propósitos, e em sua luta, mesmo em meio a tantas adversidades. Uma mulher à frente do tempo que com a força de suas e de seus ancestrais, sabe utilizar de todos os meios para levar adiante sua mensagem de amor, de paz, de direitos humanos, contra o racismo e o racismo religioso, e de cidadania para o povo Negro e para as religiões de matriz africana”, disse.

Fonte / Foto: ASCOM Ver. Marta Rodrigues

Related posts

Kleber Rosa é escolhido pré-candidato do PSOL à Prefeitura de Salvador (BA)

Fulvio Bahia

Foliões destacam legado de Moraes Moreira em homenagem conduzida por Davi Moraes na Praça Castro Alves

Fulvio Bahia

Carlos Muniz faz balanço do Carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais