Câmara Municipal de SalvadorSalvador

Câmara de Salvador realiza audiência sobre Dia do Designer de Interiores e políticas públicas de moradia

A Câmara Municipal de Salvador irá realizar uma audiência pública para discutir a criação do Dia Municipal do Designer de Interiores e a formulação de políticas públicas para que a construção de moradias populares contemple interiores funcionais e de qualidade para os habitantes. O debate irá acontecer na próxima sexta-feira (27), no Centro de Cultura do legislativo municipal, às 9 horas, com a presença de profissionais, especialistas e interessados no tema.

O evento será transmitido ao vivo pela TV CAM (Canal 12.3), pela Rádio CAM (105.3 FM) e pelo Facebook (www.facebook.com/tveradiocam).

A demanda parte da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) e foi atendida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), membro da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. A Associação tem feito a discussão em várias cidades do país visando colaborar com os projetos de habitações e contribuindo dessa forma para a qualidade de vida dos moradores e da população assistida pelos programas sociais tanto nos quesitos técnicos, como subjetivos.

“O Dia Municipal vai dar visibilidade a um campo profissional que muito tem a ajudar a sociedade baiana na construção de sua cidadania, especialmente as camadas menos abastadas. É uma profissão que também faz parte do mundo da construção. Estamos aqui para sermos uma parte da solução para o pleno direito de acesso à moradia, que é um desafio no Brasil. Os interiores impactam a vida dos moradores pela capacidade de lidar com questões fundamentais, algumas técnicas como acessibilidade, segurança e conforto ambiental, térmico, acústico, dentre outros elementos subjetivos, como o pertencimento do morador”, esclarece o diretor regional da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) na Bahia, Alter Fernandez.

Fundada em 30 de outubro de 1980, a ABD calcula a existência de 55 mil designers de interiores do Brasil, sendo que 30.000 estão associados a instituição. Na Bahia são 2.000 profissionais associados. A audiência em Salvador objetiva construir unidade e apoio para a criação, no âmbito do município, do Dia do Designer de Interiores para 30 de outubro. A data já foi instituída oficialmente em vários estados como Goiás (PL 414 de 29/06/2021) Ceará (Lei 17.663 2021) Rio Grande do Sul (Lei 8190 30/11/18) e Minas Gerais (PL 2422/2021).

Para a petista Marta Rodrigues, a audiência pública é um instrumento democrático garantido às todas categorias, movimentos e mobilizações sociais. “Os designers de interiores estão regulamentados e respaldados pela Constituição. A profissão inclusive foi perseguida pela ditadura militar, pois era também uma porta para a arte, para o conforto e para a qualidade de vida da população, visando uma moradia acessível, coisa que a ditadura não queria para o povo”, disse.

A profissão de designer de interiores é responsável pelo planejamento e projeção de espaços internos visando saúde, estética, conforto e segurança dos usuários. Apesar de reconhecida apenas em 2016, conforme a Lei 13.369, a atividade profissional tem ampla bagagem histórica fundamentada em diversas fontes, como no início do século XIX com os artesãos formados nos Liceus de Artes e Ofícios, além de brasileiros e estrangeiros que trouxeram técnicas e costumes da Europa pós-revolução industrial para residências, prédios públicos do Brasil, inclusive na Bahia e em Salvador.

Segundo a ABD, a institucionalização da atividade se dá a partir da década de 60 com a criação da IADE (Instituto de Artes Decorativas – fechado durante os Governos Militares) e a ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial, hoje anexada a UERJ) até a criação dos primeiros dos bacharelados nas universidades públicas como UEMG, UFRJ, em 1970, e UFBA em 1990.

Fonte / Imagem: ASCOM Ver. Marta Rodrigues – PT

Related posts

Salvador mantém intensa programação cultural em seus equipamentos até o dia 31

Fulvio Bahia

Simm oferece 126 vagas de emprego e estágio nesta quarta-feira (16)

Fulvio Bahia

A Investigação da Paternidade dos Filhos no Carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais