Câmara Municipal de SalvadorEconomiaPolítica

Câmara Municipal de Salvador aprova PLE-121/23 que trata de recomposição salarial

Texto se aplica aos servidores do quadro de pessoal efetivo ativos, inativos e pensionistas da Casa.

A Câmara manteve por maioria de votos oito vetos do Executivo (seis estavam sobrestando a pauta) e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 121/23, de autoria da Mesa Diretora, que trata da alteração dos Anexos III-A, III-B e I-C da Lei Municipal nº 9.626, de 3 de março de 2022. O texto aprovado se aplica aos servidores do quadro de pessoal efetivo ativos, inativos e pensionistas da Casa, repercutindo na recomposição salarial. A votação ocorreu na tarde desta terça-feira (16), em sessão ordinária conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Carlos Muniz (PSDB). O vereador Isnard Araújo (PL) abriu os trabalhos.

De acordo com a justificativa do PLE-121/23, “o Plano de Cargos e Salários dos Servidores desta Casa tem por objetivo atender aos ditames legais que margeiam e limitam as gestões públicas, especialmente no que tange aos orçamentos”. Um acordo das lideranças da Câmara possibilitou a aprovação do texto. 

Vetos

Os oito vetos do Executivo apreciados na sessão ordinária foram mantidos, com votos contrários da bancada de oposição. O Veto nº 14/23, total, refere-se ao Projeto de Lei nº 136/2022, de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB). O projeto altera a Lei nº 4759, de 13 de julho de 1993, e estabelece a obrigatoriedade de dispositivos e regras de segurança em instituições bancárias e financeiras.

O Veto nº 15/23, também total, está relacionado ao Projeto de Lei nº 368/2021, do vereador Téo Senna (PSDB). A proposição envolve a criação do Programa Municipal de Assistência Jurídica Gratuita ao Cidadão.

O Executivo também vetou integralmente (Veto nº 16/23) o Projeto de Lei nº 285/2021, do vereador Anderson Ninho (PDT). O projeto propõe a criação do Programa CNH Social, no âmbito do Município de Salvador, entre outras providências. O autor da matéria defendeu a derrubada do veto.

O Veto nº 17/23, parcial, incide sobre os artigos 6º e 9º do Projeto de Lei nº 71/2021, que estabelece a campanha permanente de enfrentamento ao assédio e à violência sexual em Salvador. O mandato coletivo Pretas por Salvador (PSOL) é o autor desse projeto.

Outro veto total é o Veto nº 18/23, que se opõe ao Projeto de Lei nº 122/2022, do vereador Alexandre Aleluia (PL). Este projeto trata da alteração da Lei nº 5.503, de 17 de fevereiro de 1999, que regulamenta o Código de Polícia Administrativa de Salvador. O autor defendeu a derrubada do veto.

O Veto nº 19/23, parcial, incide sobre seis artigos (do 3º ao 8º) do Projeto de Lei nº 332/2021. Este projeto trata do Programa Municipal de Desenvolvimento do Esporte Comunitário, cuja autoria é do vereador Téo Senna.

O Veto nº 20/23, total ao Projeto de Lei nº 347/2021, é de autoria do vereador Sílvio Humberto (PSB). A matéria visa modificar a redação da ementa e do artigo 1º da Lei nº 4.875/94, que determina às empresas públicas e privadas a colocação de caixa especial para atendimento preferencial aos idosos, deficientes físicos, gestantes e pessoas com crianças recém-nascidas no colo. Durante a discussão, Sílvio defendeu a derrubada do veto.

Por fim, o Veto nº 21/13, parcial, incide sobre os artigos (do 2º ao 6º) do Projeto de Lei nº 56/2022, de autoria do vereador Marcelo Maia (PMN). A matéria trata de ações assistenciais a serem desenvolvidas pelo Poder Executivo e que visam atender à população em situação de rua.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Vademiro Lopes

Related posts

TRE-BA divulga tabela das inserções partidárias no Rádio e na TV para o segundo semestre

Fulvio Bahia

Comissão de Promoção de Igualdade Racial atuará por equidade nas Eleições 2024

Fulvio Bahia

Deputado Roberto Carlos e vereador Randerson Leal celebram o 2 de Julho e compartilham expectativas eleitorais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais