Câmara Municipal de SalvadorPolítica

Câmara Municipal de Salvador aprova projetos de lei, indicações e resoluções

Votação ocorreu na 49ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, na tarde da última quarta-feira (9).

A Câmara aprovou, conforme acordo, projetos de lei, de resolução e de indicação de autoria dos vereadores. As matérias foram apreciadas na 49ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, na tarde da última quarta-feira (9). A votação foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB).

Dentre as matérias aprovadas, consta o Projeto de Lei nº 164/23, do presidente Carlos Muniz, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os hospitais da rede pública municipal e privada afixarem cartazes informativos sobre o direito de acompanhamento da pessoa idosa em caso de internação ou observação.

Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei nº 193/21, do vereador Isnard Araújo (PL). O projeto trata da dispensa da obrigatoriedade de parada dos ônibus para embarque e desembarque somente nos pontos, quando solicitado por pessoa portadora de deficiência física ou com mobilidade reduzida.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 413/21, que dispõe sobre a promoção da cultura oceânica nas instituições públicas de ensino. O vereador André Fraga (PV) é o autor da matéria que deve repercutir positivamente na educação dos jovens.

Registros

Ainda na sessão ordinária, os parlamentares fizeram registros sobre temas diversos. O vereador Claudio Tinoco (União), por exemplo, “comemorou parcialmente” a declaração da secretária Jusmari Oliveira, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que “garantiu que o VLT do Subúrbio será construído pelo Governo do Estado”. Tinoco, que vem tratando da implantação do VLT nos debates da Câmara, informou que “já foram gastos R$ 57 milhões nesse projeto”.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) e o colega Hélio Ferreira (PCdoB) defenderam um amplo debate sobre transporte urbano. Segundo Marta, a Comissão de Transporte já vem realizando debates sérios sobre o tema. A colega da bancada de oposição, Laina Crisóstomo (PSOL), também entrou na discussão sobre transporte e considerou o BRT (Bus Rapid Transit – sistema de ônibus de trânsito rápido) desnecessário. 

Na avaliação do vereador Tiago Ferreira (PT), ampliando a discussão sobre transporte urbano, “o que estamos vendo é oportunismo político no debate do VLT”. Ele também pediu uma solução para a questão trabalhista que envolve os rodoviários demitidos da extinta CSN.    

O vereador Randerson Leal (PDT) agradeceu a todos que o ajudaram retornar à Câmara, citando o presidente Carlos Muniz, o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o vereador licenciado Henrique Carballal (PDT), e o seu pai, o deputado estadual Roberto Carlos (PV).

“Falta dinâmica na economia de Salvador”, avaliou Sílvio Humberto (PSB) ao tratar a queda do PIB da capital baiana. Conforme o vereador, Salvador perdeu a liderança, no Nordeste, para Fortaleza.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Fulvio Bahia | Caderno Baiano

Related posts

Sindicato dos Biomédicos ocupa a Tribuna Popular da Câmara

Fulvio Bahia

Leo Prates traz Comissão do Trabalho a Salvador para debater regulamentação dos motoristas por aplicativo

Fulvio Bahia

Suíca parabeniza Marcelo Lemos que assumiu hoje a direção do Ipac

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais