Câmara Municipal de SalvadorPolíticaSalvador

Câmara realiza nova audiência pública sobre alterações na LOUOS

Debate foi realizado na manhã desta quinta-feira (14) com moradores da Ilha de Bom Jesus dos Passos

O Projeto de Lei nº 310/2023, de autoria do Executivo Municipal e que altera alguns pontos da Lei nº 9.148/2016, a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS), foi tema de nova audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Salvador. O debate ocorreu na Ilha de Bom Jesus dos Passos na manhã desta quinta-feira (14) e a expectativa é que o projeto seja votado em plenário até o dia 20. 

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), e conduzido pelo presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sidninho (Podemos).

O presidente Carlos Muniz afirmou que a audiência pública tem a intenção de tornar o mais transparente possível tudo aquilo que é preciso alterar na LOUOS. “É imprescindível a participação popular neste debate”, afirmou.

“Acolhemos as sugestões da comunidade para que possamos chegar a um entendimento final e proceder com a votação do projeto, com a legalidade e legitimidade necessárias para todo o processo que envolve a Câmara Municipal”, frisou o vereador Sidninho. 

Kátia Carmelo, analista técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), informou que “a audiência pública apresentou à população local as alterações propostas pelo Projeto de Lei nº 310/2023 sobre a regulamentação das Áreas de Proteção de Recurso Natural (APRN) e das Áreas de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) que existem nas ilhas. A regulamentação possibilita uma efetiva aplicação e controle”, informou.

Qualidade de vida

Também presente ao debate, o vereador Arnando Lessa (PT) afirmou que “esse trabalho visa a melhoria da qualidade de vida da população. É melhor ter regras definidas, saber o que pode e não pode, dentro da estrutura territorial das ilhas do que ficar à mercê de movimentos que, muitas vezes, não contribuem muito com a valorização da área. Acima de tudo, procuramos dar a tranquilidade e garantia legal aos que aqui habitam”, declarou Lessa.

Após as audiências públicas, o Projeto de Lei nº 310/2023 seguirá para a análise das comissões e deve ser votado em plenário até o próximo dia 20.
A mesa da audiência pública foi composta pelos vereadores Carlos Muniz, Sidninho e Kátia Carmelo.

No último dia 12, no Edifício Bahia Center, também ocorreu uma audiência pública sobre o PL n⁰ 310/2023.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Reginaldo Ipê

Related posts

Do batuque ao rap/trap, Cidade da Música permite passeio pelos ritmos produzidos na Bahia 

Fulvio Bahia

A portas fechadas, Lídice comanda primeira reunião como coordenadora de campanha de Geraldo Júnior

Fulvio Bahia

Avanços de Salvador em tecnologia são apresentados em maior evento de cibersegurança do Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais