BrasilSaúde

Campanha do “Fevereiro Roxo e Laranja” tem o objetivo de conscientizar sobre Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia

A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

Ministério da Saúde destaca que essas são condições que a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo, pois algumas delas não possuem cura e sim um tratamento qualificado e prolongado.

Fevereiro Roxo: “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”

O principal lema da campanha Fevereiro Roxo é “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. O mês “roxo” traz a conscientização sobre o Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. 

O que é a fibromialgia?

Segunda a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória. 

O que é o Lúpus?

O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum. Afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

O que é o Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Fonte: Cannabis e Saúde

Related posts

Comida no Prato: Terreiro de Lembá distribui refeições para comunidade de Camaçari

Fulvio Bahia

Saúde dos Bairros chega ao Nordeste de Amaralina nesta quarta-feira (12) em Salvador

Fulvio Bahia

Catu: Laboratório Municipal oferece ampla gama de exames para a população

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais