BahiaCarnavalGoverno do EstadoViolência Contra a Mulher

Campanha nas ruas conscientiza sobre o respeito às mulheres e orienta em caso de violência

Com o mote “Oxe, me respeite!”, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) segue, pelo quinto ano consecutivo, a campanha Respeita as Mina em Salvador para, através de ações lúdicas e de sensibilização, propor o enfrentamento às várias formas de violência contra as mulheres na maior festa popular da Bahia.

O objetivo é chamar a atenção para comportamentos muitas vezes naturalizados no cotidiano e que nem sempre são vistos como agressão e violência. No mesmo sentido, a SPM-BA está na rua ajudando a acolher aquela mulher que é vítima de qualquer tipo de agressão e violência no período momesco, encaminhando-a para a rede de proteção que está montada no circuito para atendê-la.

A iniciativa é comemorada pelas mulheres que curtem a folia, como é o caso da comissária de voo, Carolina Vieira. “É uma forma de dar segurança às mulheres para que possamos curtir em paz. É bom saber que tem um ponto de apoio e uma equipe de pessoas especializadas que pensam na segurança de nós mulheres durante o Carnaval”, destacou.

Paquera ou assédio?

A SPM-BA adota sempre uma campanha lúdica, alegre, com o propósito de firmar a diferença entre a paquera saudável e o comportamento desrespeitoso, constrangedor. Deixando claro que a mulher sabe se defender e pode buscar ajuda nos órgãos e instituições públicas. Também adepta da festa nos circuitos, a pedagoga Roberjane Ribeiro falou da importância da conscientização nas ruas. “A gente vem para a rua para brincar. Não queremos que toquem na gente sem a nossa autorização. Por isso essa campanha é fundamental para uma festa grande como é o Carnaval de Salvador”.

A SPM também está distribuindo material informativo, ventarolas e adesivos alusivos à campanha, nos portais de entrada de foliões, nos blocos, camarotes e pontos receptivos (Rodoviária, Terminal de São Joaquim, Porto e Aeroporto de Salvador), hotéis, bares e restaurantes situados nas proximidades dos circuitos e estações de metrô.

Unidades Móveis

As Unidades Móveis da SPM-BA estão instaladas na Avenida Milton Santos, em Ondina, e em frente à Câmara Municipal de Salvador, no Pelourinho, para orientações às mulheres em situação de violência e também sensibilização dos foliões.

Além delas, o Hospital da Mulher mantém atendimento 24 horas, por demanda espontânea, para os casos de violência sexual. O hospital conta com equipe especializada e toda a estrutura necessária para o acolhimento e atendimento profilático pós-exposição à IST/Aids.

Utilidade Pública

No caso de violência contra as mulheres, a polícia deverá fazer contato com a Ronda Maria da Penha, via rádio ou pelo telefone institucional, que conduzirá os envolvidos para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

Em caso de estupro: o Hospital da Mulher fará o atendimento de mulheres em situação de violência, oferecendo acolhimento, avaliação da equipe de saúde e medicamentos para evitar IST/AIDS e gravidez.

Hospital da Mulher • Rua Barão de Cotegipe, 1153, Largo de Roma Salvador – BA – (71) 3034-5005

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM):

• Rua Padre Luís Filgueiras, s/nº, Engenho Velho de Brotas, Salvador – BA – (71) 3116-7000/7001/7002/7003
• Rua Doutor Almeida s/n, Praça do Sol, Periperi, Salvador – BA – (71) 3117-8203

Se você precisar de ajuda procure:

Unidade Móvel da SPM (orientação às mulheres) • Avenida Milton Santos (Ondina)
Unidade Móvel da SPM (orientação às mulheres) • em frente à Câmara Municipal de Salvador

Fonte / Foto: SECOM GOVBA

Related posts

Na festa de Iemanjá, Governo do Estado e Ministério da Igualdade Racial anunciam investimento de R$ 9 milhões em editais

Fulvio Bahia

Programas municipais de proteção têm ajudado a reduzir crimes contra mulheres em Salvador

Fulvio Bahia

Defesa Civil do Estado informa dados sobre população afetada pelas chuvas na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais