BahiaEducaçãoGoverno do EstadoInclusão Social

Campanha Voltaê mobiliza comunidade escolar em torno da busca ativa por estudantes que estão fora da escola

Até o próximo dia 16 de abril, a rede estadual de ensino está mobilizada em torno da campanha “Voltaê! Busca Ativa Escolar na Bahia”. A ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizada em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os municípios, tem o objetivo de reduzir a evasão e o abandono escolar, garantindo a rematrícula e a permanência dos estudantes na escola. Por meio dos cruzamentos de bases de dados 2024/2025, os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) identificam os alunos que não fizeram a matrícula este ano e partem para sensibilizar as famílias e comunidades sobre a importância da educação na vida de seus filhos.

A campanha Voltaê, que teve início nesta segunda-feira (7), tem como metas identificar os estudantes de 2024 que não realizaram matrícula este ano; realizar a busca ativa escolar nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE); sensibilizar as famílias e comunidades sobre a importância da educação; e aumentar os índices de rematrícula e permanência dos estudantes. A SEC espera identificar 100% dos estudantes infrequentes, em abandono ou evasão escolar e aumentar em 25% na taxa de rematrícula, reduzindo a taxa de evasão escolar e proporcionando um maior engajamento da comunidade escolar na promoção da educação.

Em sala de aula, o estudante tem acesso a diversas aprendizagens e o encontro com os colegas de classe, professores e a própria comunidade escolar o fortalece socialmente. Neste sentido, as escolas estão realizando estratégias para que ninguém fique fora da sala de aula, a exemplo de envio de mensagens via WhatsApp ou e-mail, telefonemas para as mães, pais ou outros responsáveis pelo aluno, chamadas em rádios comunitárias e engajamento dos estudantes que estão frequentando a escola para que eles contagiem os colegas que estejam afastados da escola.

É o caso do Colégio Estadual de Tempo Integral Monsenhor Turíbio Vilanova, no município de Bom Jesus da Lapa. O vice-diretor Márcio Ferreira do Nascimento conta que o “Voltaê” já está em plena atividade na unidade escolar. “Embora não verificamos muita evasão na nossa instituição, temos que buscar aqueles que, por algum motivo, abandonaram a sala de aula. Inicialmente, estamos fazendo o levantamento para checar os que não estão frequentando e divulgando nas redes sociais a campanha estimulada pela SEC”.

A Secretaria da Educação informa que a busca ativa acontece em todas as escolas da rede estadual, que continuam com a matrícula aberta. Para se matricular, estudante, mães, pais ou responsáveis devem se dirigir a qualquer unidade da rede estadual de ensino portando documentos do aluno, como Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, Cadastro de Pessoal Física (CPF), comprovante de residência e carteira de vacinação devidamente atualizada, bem como cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.

Parceria com o Unicef – Por meio da parceria de mobilização com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a SEC vem orientando os municípios a fazerem a adesão ao Programa Busca Ativa Escolar, que pode ser acessado no site buscaativaescolar.org.br. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade local, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e todo adolescente tenham acesso à educação.

Fonte: Secom GovBa
Foto: Amanda Chung

Related posts

Elevador Lacerda é reinaugurado pela Prefeitura de Salvador após ser restaurado e requalificado

Fulvio Bahia

Perfis oficiais da Prefeitura e do Carnaval de Salvador alcançam mais de 24 milhões de contas

Fulvio Bahia

UNINASSAU Salvador, realiza mostra campus

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais