” O site tem um dono e faz parte da gestão da Prefeitura”
A vice-prefeita de Candeias, Marivalda da Silva (PT), foi vítima mais uma vez de fake news. Desta vez, um site local publicou uma notícia afirmando que Marivalda se reuniu com representantes do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), junto à coordenação do Ciretran (Candeias) para solicitar um reforço nas operações de blitz da Lei Seca aos domingos que antecedem as comemorações juninas. Ainda de acordo com a fake publicada, as ações já seriam iniciadas na tarde desta quinta-feira, dia 13.
Marivalda usou as suas redes sociais para informar direto da 20ª Delegacia de Polícia que prestou um Boletim de Ocorrência contra o site responsável pela publicação.
“Mas como a gente sabe que se trata de uma disputa política, eu prefiro falar diretamente com vocês que é mentira, é fake. Combata isso junto com a gente! Infelizmente as pessoas não querem assumir suas responsabilidades. Nesses dois dias ocorreram blitz dentro da cidade feitas a pedido da gestão. É só perguntar ao comandante”, sinalizou.
“Marivalda reforçou também que jamais faria isso para prejudicar a população, pois está aqui para fazer uma disputa limpa, sem jogo sujo e rasteiro. O site tem um dono, e faz parte da gestão da Prefeitura de Candeias”, finalizou.
Fake news x Marivalda
Essa não é a primeira vez que a vice-prefeita e pré-candidata a prefeita de Candeias, Marivalda da Silva é vítima de fake news.Em fevereiro deste ano, a petista foi alvo de uma fake news com o uso de inteligência artificial por adversários. Em um vídeo criado por criminosos, o governador aparece com a voz manipulada falando que a petista teria que ter apoio dos ‘meninos’ para ser candidata. A técnica de adulteração de sons e imagens é conhecida como deepfake. A voz e até a aparência de alguém podem ser recriadas artificialmente.
Foto: Divulgação