O evento será junto na programação do Molokabra Downwind no Ceará, esta será a segunda vez que o Brasil recebe uma edição do Pan de Canoagem Oceânica da COPAC
A Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) informou nesta semana a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) que a entidade foi selecionada como sede do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica COPAC 2023. O evento acontecerá nos municípios de Caucaia e Fortaleza no Ceará, entre os dias 25 de agosto a 02 de setembro, sendo organizado pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), em colaboração com a Supervisão Técnica de Canoagem Oceânica da CBCa.
Com altíssimo padrão de organização, a prova irá atrair a participação dos melhores atletas do Brasil e do continente, reunindo além de provas da Canoagem Oceânica, outras cinco modalidades de vela e cinco modalidades de remo. As provas do campeonato serão em formato de downwind, no qual os atletas saem de um ponto localizado em determinada praia e chegam em outro destino em outra praia. O ponto de saída será na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, e o ponto de chegada localiza-se na cidade de Caucaia. São 32km de prova.
“Estamos muito felizes em aprovar este evento de Canoagem Oceânica no Brasil, as condições apresentadas para a candidatura são ótimas e foram aprovadas pelo Board da COPAC, acreditamos que será um grande evento como aconteceu em 2019 quando Salvador foi sede do Campeonato Pan-americano da COPAC”, diz Victor G. Ruiz – Presidente da Confederação Pan-americana de Canoagem.
A competição Molokabra Downwind é composta por três provas, precedidas de um treino oficial. Uma das provas será válida pelo Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica da COPAC em alinhamento com a supervisão técnica da Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem.
“O Brasil tem todas as condições ideais para organizar este evento, a Canoagem Oceânica é uma modalidade estruturada e boas parcerias na organização dos eventos nacionais, por isso apostamos e acreditamos que nada mais justo que sediarmos um Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica, todos nós vamos ganhar, sabemos receber muito bem os atletas de outros países também”, diz Rafael Girotto, presidente da CBCa.
“Recebemos a notícia com muita alegria, faremos o evento em um dos melhores locais do Brasil. Molokabra já é um evento internacional de muita importância e agora com esse evento é o caminho que buscamos para futuramente trazer um Mundial”, fala Dennis Simões, supervisor da modalidade de Canoagem Oceânica.
Fonte / Foto: Canoagem.org