Ação SocialCapacitação

Capacitação em linguagens digitais e economia criativa beneficia jovens de comunidades de Salvador

Um grupo formado por mais de 100 jovens de diversos bairros de Salvador participou, neste sábado (18), da Jornada Criativa Uniflem- Pensar, na sede da Facom, em Ondina. Eles integram as turmas de oito cursos de linguagens digitais e economia criativa para o mercado de trabalho ofertados pelo Instituto Pensar e Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Entre os beneficiados estão estudantes dos ensinos médio, superior e pessoas de até 24 anos que buscam qualificação profissional. São aulas de criação de podcast, produção de vídeos e fotos com o smartphone, tatuagem, sampler e beats, Desenvolvimento e Gestão de projetos, Conteúdo para as Redes Sociais e design.

A coordenadora pedagógica do projeto, Rita Clementina, ressaltou que a proposta do curso é fazer com que os jovens aprendam executando. “Temos um volume teórico, mas também estamos enfatizando muito a prática, pois ela é muito importante para o aprendizado”, disse.

A diversidade é uma das características mais marcantes do grupo que conta com pessoas dos bairros da Federação, São Cristóvão do Aeroporto, São Caetano, Nordeste de Amaralina, Uruguai, Alto de Ondina, além de estudantes do interior do Estado.

Morador do bairro de São Cristóvão, nas imediações do aeroporto de Salvador, Jeferson Conceição, atua como motoboy. Entre as dezenas de entregas diárias, ele enfrenta diversos obstáculos como o trânsito intenso, o calor da capital baiana e até mesmo a indiferença de alguns clientes. Buscando humanizar a imagem da sua profissão, ele se inscreveu e foi aprovado em um edital de projetos da plataforma para qual presta serviço. Jeferson apresentou o projeto de um podcast sobre o cotidiano dos motoboys e, por conta da falta de experiência na produção de conteúdo, entrou em um dos cursos da Jornada Criativa Uniflem-Pensar.

“Por isso que estou aqui, pois quero fazer um projeto que valorize a categoria de motoboys”, disse o jovem.

Outro participante que está motivado com a capacitação é Diego Santos. Ele viaja 360 quilômetros de Cansanção, no semiárido, até Salvador num trajeto de mais de cinco horas para fazer o curso de Produção de Conteúdo para as Redes Sociais. Ele ignora o cansaço, pois acredita que está sendo recompensado com uma experiência diferenciada.

Fonte: Instituto Pensar

Fotos: Edgar de Souza

Related posts

Sempre promove debate em Salvador sobre combate à violência contra crianças e adolescentes

Fulvio Bahia

Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra tem festas em todo o país

Fulvio Bahia

Defensoria realiza mutirão de exames de DNA em Salvador e Região Metropolitana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais