AlimentaçãoBahiaInvestimentosMeio AmbienteSustentabilidade

Capital nordestina do mel ganha mais duas unidades de processamento de mel e cera

Na segunda-feira (1º), o Governo do Estado inaugurou duas unidades de beneficiamento de mel e cera no município de Campo Alegre de Lourdes. As agroindústrias, construídas nas comunidades do Carolino e Barreiro do Espinheiro, beneficiam diretamente mais de 200 famílias, que passam a ter condições de extrair o mel dentro dos padrões sanitários, assegurando um produto de qualidade e com condições de ter um valor agregado no mercado.

Para a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Barreiro do Espinheiro e Região, Elizabeth Feitosa, o empreendimento, que era muito esperado, vai contribuir para que as famílias tenham incremento na renda: “a casa do mel é muito importante para a nossa comunidade. Além de tirar nosso mel da maneira correta agora estamos correndo atrás do Serviço de Inspeção Municipal [SIM], do Selo da Agricultura Familiar e da parceria com produtores de mel das comunidades vizinhas para que, juntos, a gente consiga vender a um preço melhor”.

Foto: Vânia Barros/Pró-Semiárido

O investimento feito pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, para as famílias é a realização do sonho de sair da informalidade. “A importância desse investimento foi surreal porque trouxe melhoria para a nossa comunidade e nosso município, e mostra que o Governo do Estado não esqueceu da gente do meio rural. A partir da casa de mel, hoje, o nosso mel tem qualidade top. Hoje, é tudo no equipamento, tem o decantador, o mel já é centrifugado e sai embalado”, afirma presidente da Associação do Carolino, Maria Soledade. 

O projeto Pró-Semiárido é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). No município de Campo Alegre de Lourdes, as comunidades contam, ainda, com o assessoramento técnico continuo ofertado pela CAR, em parceria com o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop). 

Foto: Vânia Barros/Pró-Semiárido

Fonte: SECOM GVBA
Foto: Vânia Barros

Related posts

Juazeiro: Em parceria com SAAE, Cooperativa de catadores recebe cerca de 20 toneladas de materiais recicláveis da Agrovale

Fulvio Bahia

Acordo prevê que empresa de produtos de limpeza se adeque às normas legais

Fulvio Bahia

Dia Internacional da Tireoide | Endocrinologista Dra Lilian Chehade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais