AgriculturaAgricultura FamiliarAgricultura FamiliarBahia

CAR e MST promovem intercâmbio para impulsionar produção de sementes agroecológicas

Representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Bahia e do Rio Grande do Sul, participaram, na última terça-feira (09), do intercâmbio com foco na troca de tecnologias entre os estados e na expansão da produção de sementes agroecológicas. O encontro foi um passo para fortalecer a agricultura familiar e os assentamentos de reforma agrária na Bahia.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância da interação: “A reunião com representantes do MST da Bahia e do Rio Grande do Sul foi um grande intercâmbio. Eles apresentaram uma tecnologia de produção de sementes de olerícolas e sementes agroecológicas. Também temos a nossa base de produção do MST, que já está produzindo muitas sementes. Este intercâmbio visa traduzir essas experiências em ações efetivas”.

Fotos: Karoline Meira – Ascom/CAR

Ribeiro anunciou duas ações concretas decorrentes da reunião. Primeiro, o Estado da Bahia fará uma compra significativa de sementes para apoiar o projeto Bahia Sem Fome. Segundo, uma delegação irá ao Rio Grande do Sul para conhecer as atividades locais de produção de sementes, visando implementar práticas semelhantes na Bahia.

Parceria com a BioNatur

O dirigente estadual do MST na região Nordeste, Antônio Marcos, expressou seu entusiasmo com a parceria. “Hoje, viemos aqui para alinhar com a CAR a perspectiva da compra de sementes agroecológicas. Em parceria com o MST da Bahia e a BioNatur do Rio Grande do Sul, vamos expandir a produção de sementes de hortaliças em nossos assentamentos”. A BioNatur é uma maarca da Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida Ltda – Coonaterra.

Fotos: Karoline Meira – Ascom/CAR

Ele acrescentou: “Saímos muito felizes com a decisão da CAR de comprar sementes agroecológicas e orgânicas. Isso vai permitir o desenvolvimento da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária. Atualmente, estamos produzindo hortaliças como alface, pimenta de cheiro e tomate. Com essa nova parceria, esperamos acrescentar outras variedades de hortaliças e expandir nossos campos de sementes agroecológicas”.

Essa iniciativa visa reduzir a dependência de sementes transgênicas, promovendo uma alimentação saudável e sustentável. Marcos reforçou: “A política do Governo da Bahia é expandir a questão da alimentação saudável. Com a parceria da BioNatur e o apoio da CAR podemos avançar significativamente nessa direção”.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Professora baiana é processada por presidente da APLB por calúnia e difamação

Fulvio Bahia

Estado entrega equipamentos para a Saúde e autoriza ações na área de Infraestrutura, em Maiquinique

Fulvio Bahia

Esquadrão de Polícia Montada de Feira realiza curso de Socorrismo de Equinos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais