BahiaCapacitaçãoGoverno do EstadoInvestimentos

Caravana Bahia Sem Fogo promove encontro estratégico com Brigadas Voluntárias da Chapada Diamantina

A Caravana Bahia Sem Fogo, em parceria com as Brigadas da Chapada Diamantina, realizou na última sexta-feira (12) um encontro na sede do Consórcio Chapada Forte (Andaraí) para discutir medidas nas áreas de capacitação, distribuição de equipamentos de proteção individual e coletiva, além da definição de uma agenda de reuniões para fortalecer as parcerias entre os órgãos estaduais e os brigadistas voluntários.

A coordenadora da Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na Chapada Diamantina, Simone Sodré, explicou que durante a reunião foram debatidos os principais aspectos e desafios enfrentados pelas brigadas. “Para além da fiscalização e do licenciamento ambiental, o Inema tem dialogado com a sociedade e fortalecido iniciativas com o objetivo de reduzir significativamente o risco de incêndios. Este foi um momento de diálogo onde foram apresentados os pontos fortes e mais sensíveis na relação entre os poderes públicos e as brigadas”.

De acordo com o coordenador de Programas e Projetos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Pablo Rebelo, esta nova fase do Bahia Sem Fogo antecede o período de seca, que é o mais crítico, justamente por entender que este é um compromisso que envolve os poderes públicos e a população local. “As brigadas tem um importante trabalho junto às comunidades locais, realizando atividades de educação ambiental e ações de prevenção, por isso os órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo estão comprometidos em fortalecer essa parceria e empreender ações concretas para prevenção aos incêndios”.

Brigadista há mais de 30 anos, Homero Vieira, mais conhecido na Chapada como ‘velho urso’, ressaltou o protagonismo dos brigadistas. “O apoio do Estado é fundamental, mas cada brigada deve se articular, junto aos municípios, para que consigamos estruturas adequadas e profissionalizar nossa atividade. Trabalhamos muito com atividades de sensibilização da população para o cuidado com a vegetação, os animais silvestres e na prevenção de focos de incêndio, realizando mutirões, palestras nas escolas, entre outros”, destacou.

A Caravana Bahia Sem Fogo se destaca com várias frentes de atuação, uma verdadeira força-tarefa envolvendo órgãos públicos das áreas de meio ambiente, educação, saúde, segurança pública (bombeiros militares), defesa civil e, principalmente, o engajamento da população, prefeituras e brigadistas voluntários.

Além de Andaraí e Livramento de Nossa Senhora, também serão visitados os municípios de Ibicoara, Palmeiras, Iraquara, Abaíra, Piatã, Rio de Contas, Lençóis, Mucugê e Barra da Estiva. No mês de maio, a Caravana seguirá para a região Oeste do estado.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Fapesb divulga resultado final do edital Metaverso no 2 de Julho

Fulvio Bahia

Programa Bahia Sem Fome recebe 1.500 cestas básicas do Sindicato da Indústria da Construção

Fulvio Bahia

Neoenergia Coelba e Prefeitura de Salvador entregam usina solar no Residencial Mané Dendê

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais