BahiaGoverno do EstadoReligião

Caravana de Direitos dos Povos de Terreiro será lançada nesta quarta-feira (20)

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), lança nesta quarta-feira (20), em Cachoeira, a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia. Nesta primeira edição, que conta com o apoio da Prefeitura de Cachoeira e da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), a iniciativa reúne povos de terreiro de diversos municípios do Recôncavo Baiano, das 8h às 17h, no Cine Theatro Cachoeirano, para um ciclo de formação.

A programação conta com orientações sobre Intolerância e Racismo Religioso, Regularização Fundiária e Inventário, Imunidade Tributária, Antirracismo, Associativismo e Cooperativismo, Empreendedorismo, Previdência, Estatuto da Igualdade Racial, Saúde da População Negra e Acesso aos direitos e à justiça. Além disso, os participantes conhecerão a estrutura da Sepromi, incluindo o Centro de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, e da DPE-BA.

A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, destaca que o evento tem um papel fundamental no reconhecimento do legado das religiões de matriz africana e no combate aos constantes ataques vivenciados pelos povos de terreiro. “Vamos oferecer informações para que eles possam acessar as instâncias de poder e façam valer os seus direitos, entre eles a liberdade de exercício religioso, a proteção patrimonial material e imaterial, o acesso aos territórios, o uso sustentável da natureza, bem como o reconhecimento social e político das lideranças religiosas”, afirma a secretária.

Até o final de 2023, a Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia passa pelos municípios de Brumado, Vitória da Conquista, Jequié e Porto Seguro. O objetivo é alcançar todos os territórios de identidade do estado até o próximo ano. De acordo com a Fenacab, atualmente, existem 4 mil terreiros registrados na Bahia.

Fonte: SECOM GOVBA
Imagem ilustrativa. Foto: Tatiana Azeviche/SeturBA

Related posts

Delegação baiana garante 20 medalhas em Campeonato Brasileiro de Kickboxing

Fulvio Bahia

Com projeto enviado à ALBA, Governo propõe estender parte do repasse dos precatórios a todos os profissionais da Educação Básica

Fulvio Bahia

Aumenta número de postes danificados em Salvador devido a acidentes de trânsito

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais