Carnaval

Carnaval 2023 – Camarotes inspecionados ajustam inconsistências e reduzem riscos aos foliões

Após inspeções realizadas nos últimos dias 16 e 17, e reunião ocorrida no último sábado (18), com o Corpo de Bombeiros (CBMBA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), equipe do Ministério Público estadual, junto com representantes do CB e da Sedur, realizou novas inspeções nos camarotes Salvador e Planeta Band, na Ondina, para checar se foram solucionadas as inconsistências e irregularidades identificadas. As promotoras de Justiça Andrea Ariadna e Suzilene Ribeiro Marques e o arquiteto da Central de Apoio Técnico (Ceat) do MP, Alexandre Matos, apontaram que houve atuação do Corpo de Bombeiros e os pontos críticos foram solucionados, com mitigação dos riscos para a segurança dos foliões. As duas estruturas podem receber mais de 5 mil pessoas por dia cada uma, conforme placas de identificação da capacidade de público.

No Planeta Band, explicou Alexandre Matos, o “Corpo de Bombeiros auxiliou na correção do sistema de sinalização de rota de fuga de todo o camarote, removendo placas deficientes e corrigindo o direcionamento para evacuação. Foram acrescentados degraus nas áreas do camarote, permitindo o acesso, circulação e rota de fuga com segurança e foi atenuada a situação de ausência de corrimão nas escadas, inclusive com retirada das pontas que traziam riscos de perfuração”. Também foi aperfeiçoada a iluminação de emergência. “O Camarote é seguro”, garantiu o major Teixeira. O Corpo de Bombeiros e a Sedur interditaram o camarote vip instalado no palco de shows (Espaço Cidade Elétrica) do Planeta Band, que não estava previsto no projeto de prevenção a incêndios apresentado e também continha inconsistências. Segundo o arquiteto Alexandre Matos, a área não se encontrava dentro das condições de prevenção e combate a incêndio.

No Camarote Salvador, foram sanadas as inconsistências do acesso à escada do camarote vip da área de show (espaço Petra), cujo corrimão apresentava risco de perfuração na passagem das pessoas; do piso dos banheiros do espaço cujo material era escorregadio; e do acesso à arquibancada, com colocação de degraus para diminuir o risco de quedas. Restaram alguns pontos a serem resolvidos, como a falta de adequação do banheiro da arquibancada a pessoas com deficiência, por ausência de barras de apoio, pias sem altura adequada a cadeirantes e cabine com espaço aquém do considerado acessível.

A promotora Andrea Ariadna explicou que os camarotes visitados pelo MP foram selecionados pelo grande volume de pessoas que circulam por suas estruturas e as visitas serviram como amostragem para um trabalho que contribua com o CB e a Sedur na fiscalização e avaliação das licenças e alvarás.

Fonte: Reprodução MPBA | Fotos: Humberto Filho (Cecom Imprensa)

Related posts

Após caso de transfobia, Defensoria emite recomendação à Limpurb sobre uso de banheiros públicos

Fulvio Bahia

Polícia Militar reforça a segurança dos foliões no carnaval

Fulvio Bahia

Embaixadora de Gana visita Observatório Racial no Campo Grande e sobe no trio da Banda Didá

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais